sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Delação de Eduardo Cunha tem potencial para abalar governo

Se resolver falar, ex-deputado pode atingir pessoas ligadas ao presidente da República e o próprio Michel Temer. "Cunha é a delação das delações, ele pode derrubar o governo", afirma deputado
oposicionista.A Operação Lava Jato, que há meses vinha se aproximando da cúpula do PMDB e provocando arranhões no governo, colocou nesta quarta-feira (19/10) um membro do alto escalão do partido na prisão: o ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Pouco depois da detenção, a pergunta que mais se ouvia no meio político era: Cunha vai seguir o exemplo de outros presos e delatar para aliviar a pena?
O ex-deputado foi o articulador original do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff e usou sua influência para convencer os colegas a votar contra a petista. Agora, sua capacidade de "influência" está em contar o que sabe. Motivos para isso ele tem.
"O Ministério Público já parece ter reunido elementos suficientes para garantir uma primeira condenação. A única possibilidade que ele tem de abrandar a pena é falar", afirma o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio. "Isso é mais um sinal que a instabilidade não deve dar trégua para Michel Temer. Existe uma inquietação em Brasília."
A prisão ocorreu num momento delicado para o governo do presidente Michel Temer, que se esforça para aprovar seu pacote de reformas. Oposicionistas declararam rapidamente que enxergam Cunha como uma potencial bomba a ser lançada contra Temer. "Cunha é a delação das delações, ele sem dúvida pode derrubar o governo Temer", disse o deputado oposicionista Ivan Valente (PSol-SP). "Ele sabe tudo sobre o PMDB."