SAÚDE

5 Dicas para ganhar mais saúde fazendo sexo

Evite um infarto, afaste o risco do AVC, previna o câncer de próstata, drible a insônia – tudo isto APENAS transando muito. Descubra mais lendo esse texto!


1. Transe para evitar que o coração pife
Não se trata de blackout romântico – é chabu físico mesmo. Pesquisadores da Universidade Queens Belfast (Reino Unido) descobriram que fazer sexo de duas a três vezes por semana derruba pela metade seu risco de sofrer infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). “A transa é uma forma de se exercitar e, por isso, intensifica a atividade cardiovascular ao mesmo tempo em que reduz o estresse”, diz Ricardo Cantarelli, cardiologista de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

2. Deleite-se para dormir melhor
Não é só o esforço físico que derruba você depois do sexo feito um dardo de tranquilizante. Durante o orgasmo, um coquetel de hormônios que favorecem o sono é liberado pelo seu organismo (como ocitocina e prolactina). Mas vale lembrar: um rala e rola enérgico demais pode ter o efeito oposto. Ou seja, aumentar o metabolismo e deixar você acordado. A escolha é sua.

3. Goze para reduzir o risco de câncer
Estudo feito com 29 mil homens e publicado no Journal of the American Medical Association mostrou que quem tinha 21 ejaculações ou mais por mês corria menos risco de desenvolver câncer de próstata do que quem gozava de quatro a sete vezes. O mesmo vale para homens na casa dos 50 anos, de acordo com a Universidade de Nottingham (Reino Unido). “A renovação das secreções glandulares prostáticas limpa a região”, explica Ricardo de La Roca, urologista de São Paulo. Isso previne a aparição de células cancerígenas.

4. Faça sexo para impressionar no trabalho
Se você tem uma apresentação à vista, preste atenção: estudo publicado no jornal internacional Biological Psychology revelou que a pressão sanguínea daqueles que fizeram sexo na quinzena anterior subiu menos durante a fala em público e voltou ao normal mais depressa. “Sexo também é indicado como parte do tratamento da hipertensão”, diz La Roca. Transar ainda reduz o nível do hormônio do estresse, o cortisol.

5. Transe para ficar mais jovem
Estudo publicado no British Medical Journal descobriu que homens que faziam sexo duas vezes por semana reduziram em 50% o risco de morrer em um período de 10 anos, em comparação com aqueles que transavam uma vez por mês. Outros pesquisadores do Hospital Real de Edimburgo (Reino Unido) concluíram que pessoas que transavam três vezes por semana pareciam até 10 anos mais jovens graças aos níveis mais altos dos hormônios GH (do crescimento) e testosterona e de oxigênio no sangue.

COMA VEGETAIS PARA PROTEGER SUA PRÓSTATA
“Uma alimentação saudável pode reduzir seu risco de câncer em pelo menos 40%”, alerta Paula Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo. Consuma altas doses de licopeno (substância presente em alimentos vermelhos como o tomate) e betacaroteno (está em alimentos alaranjados como cenoura e abóbora). “Esses nutrientes protegem a membrana celular e o DNA da célula, prevenindo a alteração tumoral.”

 

 

Criado por Rafael Bemerguy, Sabrina L. Furtado
Ninguém está livre do perigo de ficar com a garganta inflamada, principalmente no inverno - o tempo seco mais a poluição causam rachaduras microscópicas que são um paraíso para as bactérias se instalarem. A sorte é que na maioria dos casos o problema pode ser resolvido em casa mesmo, com uma combinação de Paracetamol e Ibuprofeno (como o Alivium, por exemplo). E os remédios caseiros são simples de se fazer. Confira a seguir dicas de como tratar a garganta inflamada e aliviar a dor.

editarMétodo 1 de 4: Opção 1: Líquidos

  1. 1
    Beba bastante líquidos, mais do que o de costume. Manter o corpo hidratado sempre faz bem, ainda mais quando ele está debilitado. Aqui vão algumas sugestões de como aumentar a ingestão de líquidos e não ficar só na água:
    • Chá. Líquidos quentes aliviam a dor. O chá verde tem um benefício extra: seus agentes antioxidantes ajudam a aliviar os sintomas da garganta inflamada.
      • Experimente o “coquetel da vovó”: chá preto ou de mate com uma colher de chá de mel, suco de limão, gengibre ralado e cachaça ou vinho. O limão e o gengibre têm propriedades que afinam o muco da garganta (agindo como expectorante), enquanto o mel e a bebida aliviam a dor. Para menores, basta tirar a bebida alcoólica da receita.
    • Bebida quente de mel e limão. Uma alternativa aos chás:
      • Coloque 250ml de água em uma panela.
      • Acrescente 10ml de mel e esquente, sem deixar ferver.
      • Junte 1 colher de chá de suco de limão à mistura.
      • Coloque açúcar a gosto.
  2. 2
    Aqui vai a receita de uma bebida que ajuda a aliviar a garganta inflamada e o nariz entupido: Bebida de pimenta dedo-de-moça.
    • Em uma panela misture uma parte de chá de hortelã, o suco de 1 limão, 2 colheres de chá de mel e meia colher de chá de pimenta vermelha em pó.
    • Esquente tudo (não é necessário ferver) e sirva.
  3. 3
    Leite quente com canela. Uma receita gostosa para aliviar a garganta.
    • Prepare os ingredientes: 2 xícaras de leite , uma pitada de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de chá de mel, meia colher de chá de canela.
    • Coloque a canela, o bicarbonato e o açúcar em um copo. Misture bem.


    • Aqueça o leite em fogo baixo, mas sem deixar ferver. Se preferir, esquente no microondas por 2 minutos e 30 segundos se o leite estava gelado. Se estava em temperatura ambiente, 2 minutos bastam.

    • Retire do fogo ou do microondas e adicione o mel. Misture bem até o mel dissolver por completo no leite.
    • Sirva quente. Se você quiser, pode passar a bebida na peneira fina.

editarMétodo 2 de 4: Opção 2: Gargarejos

  1. 1
    Solução salina. Ela ajuda a diminuir a inflamação e a aliviar o desconforto. Misture 1 colher de chá de sal em um copo de água morna.
    • Você pode adicionar uma colher de chá de suco de limão à mistura.
  2. 2
    Gargareje com vontade por mais ou menos 10 segundos. Se tiver mais paciência, 20 segundos. Cuspa a solução salina depois de gargarejar.
  3. 3
    O ideal é gargarejar com essa solução de hora em hora. Tente ao menos 4 gargarejos por dia enquanto a garganta ainda estiver inflamada.
    • Gargarejar com água e sal ajuda a “lavar” a “barreira natural” do corpo: as amígdalas e adenóides que ficam no fundo da garganta. O líquido salino leva embora parte dos vírus e bactérias.
  4. 4
    Usar Listerine para gargarejar também ajuda.


editarMétodo 3 de 4: Opção 3: Vapor

  1. 1
    Faça uma inalação caseira usando uma bacia de água quente e uma toalha.
    • Ferva 2 xícaras de água.
    • Esse passo é opcional: Adicione um saquinho de chá de camomila, a casca de meio limão ou um pedaço de gengibre à água.
    • Deixe a água esfriar um pouco por 5 minutos. Passado esse tempo, coloque o dedo na água para ver se não está quente demais.
    • Passe a água da chaleira para uma bacia.
    • Fique a uma distância segura da bacia, mas que ao mesmo tempo permita que você aspire o vapor que sai dela.
    • Cubra a sua cabeça com uma toalha. Você vai formar uma “barraca”. A toalha vai concentrar o vapor e assim transformar a bacia de água quente em um inalador.
    • Respire fundo e aspire com a boca também por 5 a 10 minutos. Repita a operação quantas vezes forem necessárias.
  2. 2
    Invista em um umidificador. Há umidificadores que custam cerca de 100 reais. Você vai sentir a melhora na garganta pela manhã ao deixar o aparelho ligado no quarto durante a noite.
    • Pode-se também deixar uma bacia de água morna perto da cama. A água vai evaporar naturalmente, aumentando a umidade do ar.

editarMétodo 4 de 4: Opção 4: Compressas

  1. 1
    Compressa de chá de camomila. Faça uma xícara de chá de camomila.
    • Assim que o chá esfriar o suficiente para o manuseio, despeje ele por uma toalha limpa.
    • Esprema a toalha para tirar o excesso de líquido e enrole-a ao redor do pescoço. Deixe a toalha até que ela esfrie.
    • Os princípios ativos da camomila aliados à umidade que sai da toalha ajudam a aliviar a inflamação na garganta.
  2. 2
    Compressa de sal grosso. Misture 2 xícaras de sal grosso com 6 colheres de sopa de água morna.
    • Despeje a mistura em um pano de prato e faça um rolo para passar em volta do pescoço.
    • Enrole outro pano de prato em volta para absorver o excesso de umidade. Coloque ambos os panos em volta do pescoço.
    • Deixe a compressa ao redor do pescoço pelo tempo que desejar.

Opção 5: Tratamentos Básicos

  • Descanse bastante. Seja qual for a causa da garganta inflamada - exaustão física, ar seco ou infecção, repousar é essencial para ajudar o corpo a se recuperar.
  • Picolé. Um remédio delicioso para aliviar a dor de garganta. Chupar um cubo de gelo tem o mesmo efeito.
  • Pastilhas para a garganta. Com exceção das crianças pequenas (elas correm o risco de se engasgar), as pastilhas são grandes aliadas para conseguir alívio rápido e temporário.
  • Analgésicos. O Paracetamol e Tylenol são alguns dos medicamentos que aliviam a dor.

Dicas

  • Para fazer inalação em bebês e crianças pequenas, deixe o chuveiro no inverno e a água quente correndo com a janela quase fechada e a porta fechada. Assim que o espelho ficar embaçado, traga o pequeno e fiquem 15 minutos no banheiro. Se preferir, você deixar o neném no carrinho ou bebê conforto com cinto de segurança enquanto você toma banho.
  • Se você é alérgico a açúcar, você pode usar frutose nas receitas: 1 colher de chá será suficiente.


Avisos

  • Caso a dor de garganta venha acompanhada de febre, consulte um médico. Pode ser que você tenha algo mais grave e que precise tomar antibióticos.

 

Capeba

Pothomorphe umbellata

Descrição : Planta da família das piperaceae. Arbusto de 1 a 2 metros de altura, com ramos estriados e com pelos. Folhas ovaladas, arredondadas ou em forma de rim. As flores são minúsculas e distribuídas em espigas de até 10 cm de comprimento. Nativa brasileira, ocorre desde a Amazônia até o Rio de Janeiro, em solos estercados e úmidos, próximos ou em bosques. Também conhecida como caena, paiparoba e aguascina.
Habitat: Ocorre em São Paulo, Minas Espírito Santo e sul da Bahia.
História: Muito popular no Brasil como planta medicinal após a introdução no país pelos escravos africanos, tornou-se invasora.
Partes utilizadas :Raízes.
Propriedades medicinais: Anti-reumática, antianêmica, antiespasmódica, antigonorréica, antiinflamatória, colagogo, desobstruente, desopilante do fígado, diurética, emoliente, estomáquica, febrífuga, hemorróidas, laxativa, sudorífera, tônica, vermífuga.
Indicações : Diurética e desopilante do fígado, combate a febre e regula a menstruação. Usada contra a insuficiência hepática.
Princípios ativos : Óleo essencial, compostos fenólicos, esteróides, mucilagens, chavicina, pariparobina, jamborandina, piperatina, piperina.
Mode de Usar
- Infusão ou decocção de 30grs de folhas em 750 ml de água. Tomar 3 xícaras, das de chá, diariamente: insuficiência hepática, atonias do estômago, hepatite, diurético (no caso de anúria), gonorréia;
- Pó das folhas, Tomar até 2 g por dose, duas vezes ao dia.
- Decocção das raízes: estimulante digestivo;
- Folhas cozidas como cataplasmas: lavagem de feridas, diminuir o inchaço de erisipelas, furúnculos, tumores, feridas, hemorróidas, filárias, machucaduras;
- Infusão ou decocção de folhas e raízes: malária, afecções do baço, fraqueza estomacal, gases, fermentação intestinal, prisão de ventre, resfriados, febres, anemia, escrofulose (tumores ganglionares de origem tuberculosas); - infusão ou suco: 1 colher das de sopa das folhas em ½ litro de água: insuficiência hepática; - vinho: macerar 2 colheres das de sopa de raiz em 1 garrafa de vinho branco por 15 dias. Tomar 1 cálice antes das principais refeições como estimulante da digestão;
- Alinimento: sementes trituradas com óleo de linhaça. Fazer aplicações tópicas sobre furúnculos e abscessos;
- Decocção de casca do tronco: afecções respiratórias; - decocção de raízes: febres, distúrbios gástricos, debilidade orgânica e afecções urinárias;
- Suco: uso tópico sobre queimaduras.
- Folha: preparar "charutos" recheados com carne, cenoura e temperos.
Uso pediátrico: Hepatites virais e síndrome pós hepatite.
Uso na gestação e na amamentação: Não há relatos de contra-indicação. Mas devido à falta de testes conclusivos, deve-se evitar seu uso nos 3 primeiros meses de gestação e na amamentação.
Posologia: Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infusão até 3 vezes ao dia: Crianças de 2 a 5 anos: 2ml 3 vezes ao dia, às refeições: De 5 a 8 anos: 3ml 3 vezes ao dia, às refeições; De 8 a 12 anos: 4 ml 3 vezes ao dia, às refeições.
Superdosagem: Não há relatos de intoxicação por Superdosagem. Caso ocorra deverá ser feito o esvaziamento gástrico por lavagem com soro fisiológico. Uso de sonda gástrica em sifonagem. Recomenda-se hidratação endovenosa para promover diurese abundante.
Toxicologia : Em dose acima da indicada pode provocar náuseas, vômitos, cólicas, diarréia, pequena elevação de temperatura, cefaléia, tremores nos membros que podem evoluir até a paralisia, erupções urticosas na pele, aumento da diurese. Doses muito acima do normal pode causar inflamação colecistica e pielorenal, dores nas regiões, hepato-vesicular, lombar e vesical, ematuria, presença de cristais de oxalato, uratos, de bile e de alguns resíduos celulares, sedimentos e resina na urina.
Farmacologia: Os óleos essenciais, especialmente o carquejol, atuam sobre o hepatócito, aumentando a produção dabile e protegendo contra a peroxidação lipídica da membrana celular. Os princípios amargos estimulam as papilas gustativas, aumento o apetrte e a produção de suco gástrico. Os flavonóides aumentam o débito urinário. Sua farmacologia ainda é pouco pesquisada. Alguns estudos sobre o fígado revelam que seu extraio provoca o aumento da Bile e tem ação em hepatites virais, mas não há estudos clínicos. Impede a absorção de glicose no tubo digestivo, reduzindo a giicemia e causando efeito laxativo or osmose.
Farmacodinâmica: Possui ação colagoga e reduz a mortalidade e a incidência de lesões celulares do hepatócito submetido a agressões químicas e biológicas. Usada como tónica digestiva, estomáquica, vermífuga, colagoga, litogoga, hipoglicemiante, diurética, laxativa discreta e anti-gripal; Usada na indústria de bebidas, substitui o lúpulo na fabricação de cerveja.
Toxicologia: Não apresenta, nas doses recomendadas. A dose tóxica é acima de 5 ml/kg

Na medicina popular o chá das folhas, das cascas ou das raízes da espinheira-santa é famoso no combate à úlcera e outros problemas estomacais. Além de indicado contra vários males do aparelho digestivo, era muito usado no passado pelos índios brasileiros com outra finalidade: eles usavam suas folhas no combate a tumores (esse uso pode ter gerado um dos seus nomes populares: erva-cancerosa). Estudos mostram a indicação popular também como depurativo do sangue e no tratamento de diabetes, problemas no sistema urinário e problemas intestinais.

Em uma ampla revisão sobre o uso tradicional da espinheira-santa, Scheffer (2004) cita ainda, como indicação popular, o uso desta espécie como anticonceptivo, abortivo, anti-séptico, anti-espasmódico, diurético, anti-asmático, anti-tumoral, laxativo, cura do vício da bebida e enfermidades do fígado, para tratar a hidropisia devido ao abuso do álcool e para reduzir a produção de leite em quem amamenta.

--------------------------------------------------------------------------------------




A Espinheira Santa é conhecida também como cancerosa, cancorosa, cancorosa-de-sete-espinhos, cancrosa, cangorça, coromilho-do-campo, erva-cancerosa, espinho-de-deus, espinheira-divina, limãozinho, maiteno, marteno, pau-josé, salva-vidas, sombra-de-touro. É uma espécie amplamente utilizada na medicina popular, conhecida pelos índios há muitos anos, ganhou esses nomes justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas bordas e por ser um "santo remédio" para tratar vários problemas.
Atualmente a espinheira santa já é manipulada pela indústria farmacêutica na produção de vários medicamentos e é sempre bom lembrar que sua utilização deve ser feita por indicação médica e não pela auto-medicação.
A espinheira santa e uma árvore pequena, ramificada desde a base, medindo até cerca de cinco metros de altura, com distribuição nos estados do sul do país, nos sub-bosques das florestas de Araucária nas margens dos rios. Ocorre também nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, porém em baixa freqüência. Também no Paraguai, Bolívia e Leste da Argentina.

O número de sementes por fruto varia de um a quatro, tendo sido observada uma variabilidade altamente significativa para este caráter dentro da espécie, é uma planta que produz frutos pequenos e vermelhos.

A espécie prefere solos úmidos em ambientes ciliares e, também, desenvolve-se bem sob luz difusa, no interior de sub-bosques, onde a floresta não é muito densa, bem como a pleno sol.
É uma excelente espécie para o plantio com fins econômicos, visando a extração de suas folhas e pode muito bem ser utilizada em Sistemas Agroflorestais.
Para a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) essa é uma espécie prioritária para ações de conservação e uso sustentável.

Espinheira Santa

Nome cientifico: Maytenus ilicifolia (Schrad.)
Família: Celastraceae
Utilização: altamente medicinal e também muito utilizada como paisagismo.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a queda espontânea das árvores.
Época de coleta de sementes: dezembro a fevereiro
Fruto: carnoso (pouca polpa) deiscente
Flor: branca
Crescimento da muda: médio
Germinação: normal
Plantio: mata ciliar, sub bosque, área aberta.
-------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------

 

Óleo de copaíba tem efeito neuroprotetor


Pesquisa se deu a partir do questionamento de que se o composto natural poderia ter algum efeito no sistema nervoso central.

Pará - De acordo com o professor Walace Gomes Leal, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Medicina Popular defende que um dos benefícios do óleo da copaíba é o efeito anti-inflamatório para doenças da pele e de outros tecidos. A partir disso, surgiu o questionamento: será que o composto natural poderia ter algum efeito no sistema nervoso central?

O questionamento motivou o biólogo Adriano Guimarães Santos a produzir a Dissertação Efeitos anti-inflamatórios e neuroprotetores do óleo-resina de Copaifera reticulata Ducke após lesão excitotóxica do córtex motor de ratos adultos, orientada pelo professor Walace Leal. A pesquisa, defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular do ICB, foi realizada no Laboratório de Neuroproteção e Neurorregeneração Experimental e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

"Nenhum outro laboratório havia investigado se o tratamento com o óleo de copaíba tinha algum efeito anti-inflamatório em um modelo experimental de uma doença do sistema nervoso central. Então, consideramos pertinente realizar esse estudo na UFPA", esclarece o professor.

Neste modelo experimental, fora injetada uma neurotoxina (substância tóxica que pode lesar o sistema nervoso) no cérebro de ratos. Esse procedimento causa uma lesão semelhante à provocada pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), "nós anestesiamos esses animais e introduzimos a neurotoxina. Então, induziu-se a uma lesão neural aguda e à perda tecidual devido à substância. Essa ação gerou, ainda, um déficit motor, o que simula uma doença humana como o AVC", explica o professor.

Resultado será referência para tratamento em humanos
Como parte da metodologia, foram utilizados mais dois grupos de ratos, tratados de forma diferente. Um grupo recebeu uma solução salina estéril (soro fisiológico), contendo sódio e água. Esse composto, de acordo com Walace Leal, era um placebo, substância administrada como controle do experimento e com efeito inócuo.

"Já o outro grupo foi tratado com óleo de copaíba, diluído em uma concentração que era considerada adequada", destaca o docente. Após os experimentos, os pesquisadores constataram que, "no grupo de animais tratados com copaíba, houve uma diminuição da inflamação no sistema nervoso central e uma melhor proteção desse sistema contra lesão, ou seja, neuroproteção. Esses foram os dois principais resultados encontrados", revela Walace Leal.

A pesquisa contou com a colaboração de dois engenheiros químicos da UFPA, Raul Carvalho e Lucinewton Silva de Moura, os quais realizaram um estudo da composição química do composto natural. Osmar Lameira, agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também contribuiu fornecendo o óleo da copaíba. Segundo Walace Leal, utilizar material de uma árvore conhecida é condição imprescindível para esse tipo de pesquisa.

Segundo o orientador da Dissertação, a simulação feita com ratos e os resultados encontrados com os experimentos podem, posteriormente, servir como referência para o tratamento de doenças do sistema nervoso em humanos. "Evolutivamente, os mecanismos que causam lesão em ratos são muito parecidos com os de humanos. E para se apreender o que pode acontecer em doenças de humanos, é necessário, primeiramente, fazer experimentos em animais. Um rato com AVC, por exemplo, bem como um humano que sofre com essa doença apresentam problema motor, lesão e inflamação no cérebro. Nota-se, portanto, que as consequências lesivas são as mesmas", considera.

Próximo passo é isolar componentes ativos do óleo

Contudo, para aplicar o estudo em seres humanos, é indispensável a realização de mais pesquisas sobre a aplicabilidade do extrato da copaíba. Depois dos experimentos em ratos, a investigação seria feita em primatas. Antes de se chegar aos humanos, é necessário descobrir quais os princípios ativos responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório e neuroprotetor do óleo de copaíba.

Segundo Walace Leal, atualmente, nenhum anti-inflamatório é usado para diminuir a lesão de uma doença do sistema nervoso. Então, se o estudo com a copaíba realmente funcionar em humanos, uma substância derivada do óleo dessa árvore pode ser utilizada para minimizar a inflamação.

"Assim, talvez tenhamos descoberto um composto natural, da Amazônia, que tenha um efeito anti-inflamatório para doenças do sistema nervoso central. Isso seria uma grande conquista para a sociedade. Até o momento, quando uma pessoa que sofreu um AVC chega ao hospital, pouco se pode fazer. Então, esses pacientes poderiam receber um derivado da copaíba que atenuasse a inflamação e protegesse o cérebro. Seria um remédio anti-inflamatório com efeito neuroprotetor", defende o professor.

O próximo passo da pesquisa será, justamente, a busca pelo isolamento do princípio (ou princípios) ativo(-s) do óleo da copaíba. Com essa possível delimitação, o tratamento será feito com os componentes ativos já isolados. O procedimento vai se dar, primeiramente, com ratos e, depois, com primatas. Com a descoberta desses princípios ativos, "seria possível apontar, precisamente, quais substâncias do óleo de copaíba promovem o efeito anti-inflamatório e a neuroproteção, as quais, futuramente, poderão ser utilizadas como medicamento para o tratamento de seres humanos", finaliza Walace Leal.

Fonte: Ascom UFPA

---------------------------------------------

 

                                                          Mosquitos :

 

CICLO:

   
    Os mosquitos chamados de pernilongos conhecidos por picarem as pessoas e transmitirem doenças como:
    Dengue, febre amarela, filariose, malária, e muitas outras doenças...
    Podemos prevenir os mosquitos de varias maneiras como:
- Retirar o pratinho debaixo do vaso de flores mas se isto não puder acontecer colocar areia neste pratinho, assim a areia suga a água que antes iria acumular e provavelmente atrair mosquitos que iriam transmitir doenças.

- Não jogue nenhum tipo de lixo em terrenos baldios
Que poSsam atrair pernilongos e outros insetos prejudiciais a nossa saúde.

- Não cultive plantas diretamente a água, isto atrai pernilongos.

- Se possível, coloque telas nas janelas e portas.


 

Doenças de Mosquitos:



    Dengue:


Transmitido por: Aedes aegypti e Aedes Albopictis.
Sintomas: Principal sintoma é a febre que começa repentinamente, permanece por 5 ou 7 dias  (uma semana). Apresenta dor de cabeça intensa, dores na articulação e musculares, 3 a 4 dias depois acontece erupções cutâneas. Surge como grandes epidemias...


          A  dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegipti e Aedes albropitus. O principal sintomas da doença é a febre aguda que ocorre repentinamente permanecendo por 5 ou 7 dias. O doente apresenta dor de cabeça intensa apresenta dores  na articulações é musculares, seguidas de erupções ou tâneas 3 a mais dias depois. Surgi sobre  a forma de grandes epidemia, com grande numero de casos.

          Existem quatros tipos deferentes de sorotipos do vírus da dengue, denominados dengue 1,2,3e 4.

          Algumas manisfestaçãoes da dengue são hemorragias isto e, o paciente apresenta hemorragia seria e choque.

         Os mosquitos, também conhecidos por pernilongos, são de grande importância na saúde publica, pois podem transmitir varias doenças, como a febre amarela, dengue malária, alguns tipos de encefalite, filariose, etc.


    Febre amarela:

Transmitida por: Aedes aegypti
Sintomas: Mal estar e febre intensa...

 Nomes: Raiane Medeiros Pinheiro, Caroline Mendes Ferreira e Bruno Cuthi Mattia.     

Febre amarela!!!!!

             A febre amarela e uma doença infecciosa causa por um flavivírus (o vírus da febre amarela), para o qual esta disponível uma vacina altamente eficaz .A doença é transmitida por mosquitos que isto aconteça na América central na América do sul e na África.
            No Brasil, a febre amarela e geralmente adquirida quando uma pessoa não é vacinada entra em áreas de transmissão silvestre (regiões de serrado ,florestas.)

   Malária !!!!!!!
              A malária é uma doença infecciosa potencialmente grave causada por parasitos ( protozoários do gênero plasmadium) que  são transmitido  de uma pessoa  passo outra pela picada de mosquito do gênero amopheles. 

    Fonte:www.pragas.com.br/pragaskids           





                                Métodos   de prevenção !!!!!

 Podemos prevenir os mosquitos de varias maneiras como:

- Retirar o pratinho debaixo do vaso de flores mas se isto não puder acontecer colocar areia neste pratinho, assim a areia suga a água que antes iria acumular e provavelmente atrair mosquitos que iriam transmitir doenças.

- Não jogue nenhum tipo de lixo em terrenos baldios
Que poSsam atrair pernilongos e outros insetos prejudiciais a nossa saúde.

- Não cultive plantas diretamente a água, isto atrai pernilongos.

- Se possível, coloque telas nas janelas e portas.

 

 

 CONHEÇA AQUI OS PRICIPAIS CUIDADOS QUE VOCÊ TEVE TER PARA DEIXAR SUA CASA E VIZINHANÇA PROTEGIDAS DO MOSQUITO DA DENGUE.

dtr2001.saude.gov.br/dengue/conteudo/casinha.htm

          Retira o pratinho de baixo do vaso  ou se isto não for possível colocar areia de forma que esta absorvido a água parada.
          Não jogue lixo em terrenos baldios.
          Não  acumular água em recipientes, pneus, garrafas, latas e etc.
          Não tenha plantas cultivadas diretamente na água.


                                   




ALGUMAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR MOSQUITOS


DOENÇA MOSQUITO HÁBITOS/OBS
Malária  
Anopheles darlingi
Rios de águas limpas
Febre amarela urbana Aedes aegypti
Domésticos, diurnos, águas limpas
Febre amarela silvestre
Haemagogus capricornii 
Amazônia e Centro Oeste
Leishmaniose visceral Lutzomyia longipalpis
Nordeste brasileiro
Leishmaniose cutânea
Lutzomyia intermedia
Em quase todo o Brasil
Filariose Culex quinquefasciatus 
Domésticos, noturnos, águas sujas
Dengue   Aedes aegypti  
Águas paradas de vasos, pneus, etc.
Encefalite Aedes scapularis No litoral de São Paulo
Úlcera brava
Phlebotomus spp Úlcera de Bauru
Manzonelose
Simulium amazonicum 
Comum na Amazônia
Oncocercose
Simulium damnosum
Roraima e África
        


Doença (do latim dolentia, padecimento) designa em medicina e outras ciências da saúde um distúrbio das funções de um órgão, da psiqué ou do organismo como um todo que está associado a sintomas específicos.[1][2][3] Pode ser causada por fatores externos, como outros organismos (infecção), ou por desfunções ou malfunções internas, como as doenças autoimunes. A patologia é a ciência que estuda as doenças e procura entendê-las.
Resulta da consciência da perda da homeostasia de um organismo vivo, total ou parcial, estado este que pode cursar devido a infecções, inflamações, isquémias, modificações genéticas, sequelas de trauma, hemorragias, neoplasias ou disfunções orgânicas. Distingue-se da enfermidade, que é a alteração danosa do organismo[carece de fontes?]. O dano patológico pode ser estrutural ou funcional.
O médico (incluindo o cirurgião- dentista) faz a anamnese e examina o paciente a procura de sinais e sintomas que definem a síndrome da doença, solicita os exames complementares conforme suas hipóteses diagnósticas, visando chegar a um diagnóstico. O passo seguinte é indicar um tratamento.

Os Dez Mandamentos da Boa Saúde
O mundo moderno vive buscando caminhos para encontrar a saúde. Muitos de nossos ouvintes tem-nos escrito preocupados com sua saúde física; alguns solicitam que oremos em seu favor; outros nos pedem conselhos sobre o regime alimentar saudável e equilibrado, bem como conselhos gerais sobre saúde.
No programa de hoje vamos apresentar dez regras para se ter boa saúde.
Todos queremos ter saúde e também desejamos boa saúde aos nossos queridos. João, o discípulo amado, em sua terceira carta, no verso 2, assim escreveu ao seu amigo Gaio: "Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma".
O apóstolo equiparou o seu desejo de bem-estar espiritual com o bem estar físico. Os gregos possuíam um lema que dizia: "Mente sadia em corpo sadio".
Com os grandes avanços da tecnologia na ciência médica, ficou mais que provado, que há um íntimo relacionamento entre o bem estar físico e mental e vice-versa; em outras palavras: se a mente vai bem, a tendência é que o corpo também esteja bem; por conseguinte, um corpo sadio será morada apropriada para uma mente sadia.
Foi Jesus quem disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". João 10.10. O propósito do Salvador é que tenhamos vida feliz, não apenas no aspecto espiritual, mas físico também.
As Escrituras afirmam que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo; em outras palavras, nosso corpo foi designado para hospedar o Espírito de Deus, o Representante de Cristo na terra. Lemos em I Coríntios 3:16 e 6:19, o seguinte: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
Sendo que o próprio Deus deseja habitar em nós, com a presença do Seu Espírito, que é a terceira pessoa da trindade, deveríamos nos preocupar em tratar bem do nosso corpo e mantê-lo da melhor forma possível.
A seguir vamos passar os dez mandamentos da boa saúde:
Primeiro mandamento: Respirar Ar Puro. Nos grandes centros urbanos, com milhares de fábricas e automóveis o ar se tornou poluído e perigoso. Há gases venenosos em suspensão na atmosfera - em tão grandes quantidades, que às vezes torna a vida na cidade desaconselhável.
Mas onde encontrar o ar puro? Junto à natureza, nas florestas, ou no interior, longe de áreas industriais.
Vamos ressaltar duas coisas: a) A fumaça do cigarro, ou o alcatrão, tem efeito tão prejudicial ou até mais que o monóxido de carbono exalado pela descarga dos veículos; b) Não basta penas procurar o ar puro, é preciso saber respirar corretamente para que o sangue seja devidamente oxigenado e revivificado.
Segundo mandamento: Luz Solar. Vivendo em apartamentos, trabalhando em fábricas e escritórios fechados, ou estudando, milhões não recebem os benefícios da exposição aos raios solares.
O sol é poderoso purificador, mata os germes, faz com que o sangue circule pela periferia do corpo, combate o raquitismo, ajuda no crescimento dos bebês, e ajuda a fixar vitaminas no organismo.
O melhor período para exposição ao sol são as primeiras horas da manhã. Por outro lado a exposição direta e demorada ao sol, especialmente nas horas centrais do dia, é prejudicial à saúde.
Terceiro mandamento: Abstinência. Uma vida de equilíbrio e sem excessos, é muito necessária. Estimulantes como o chá, o café e o álcool causam sérios problemas. Estimulam o organismo dando falsa sensação de bem-estar enquanto o corpo é desgastado.
Embora poucos saibam, quase todos os refrigerantes contém cafeína, que estimula o sistema nervoso aumentando a secreção ácida do estômago.
Quarto mandamento: Exercício Físico. Muitos problemas de saúde surgem como consequência do trabalho sedentário. A falta de exercício predispõe o organismo a uma série de males como a obesidade, por exemplo.
Quase todos os tipos de exercícios físicos são recomendáveis, mas é importante ressaltar que devem ser praticados com equilíbrio e moderação, sempre sob orientação e supervisão médica, especialmente se a pessoa já atingiu 40 anos de idade.
Os exercícios regulares ajudam a manter a forma, estimulam a circulação, tonificam os músculos e ampliam o prazer da vida. Uma boa caminhada diariamente é uma boa sugestão.
Quinto mandamento: Regime Alimentar Equilibrado. Não é tanto a quantidade que é importante, mas a qualidade dos alimentos e sua utilização com equilíbrio. Nosso organismo, necessita receber de modo bem distribuído, dosagem correta de proteínas, vitaminas, carboidratos, gorduras e sais minerais. Para qualquer caso de dieta especial a recomendação é procurar um médico.
Os alimentos estão divididos em 3 grandes grupos:
a) Construtores, b) Reguladores, e c) Energéticos.
Os alimentos construtores são os que desenvolvem os ossos, músculos, sangue, pele e demais órgãos. São encontrados na carne bovina, no peixe, no fígado, no feijão, na lentilha, na ervilha, no amendoim e no feijão soja, bem como nos ovos, no leite e derivados como coalhada, iogurte, queijo, etc.
Os alimentos reguladores são os que mantém o organismo em bom funcionamento e são encontrados: a) nas verduras cruas como agrião, cenoura, alface, repolho, rabanete, salsão, acelga, salsa, e cebolinha. b) nos legumes e hortaliças cozidos: cenoura, couve, espinafre, beringela, brócolis, abóbora, couve-flor, vagem, ervilha, repolho e cebola. c) nas frutas em geral como limão, abacaxi, tangerina, caju, laranja, maçã, mamão, manga, melão, caqui, pêssego, uva, melancia, figo, pera, banana e abacate.
Os alimentos energéticos são os que dão energia e calor. São encontrados a) nos cereais como milho, trigo, aveia, centeio, cevada, arroz, b) nos tubérculos como: batatas, cará, inhame, mandioca, batata-doce, c) nas gorduras, como: manteiga, óleo, margarina, d) no mel, no melado e no açúcar.
O equilíbrio no uso dos alimentos é fator essencial na manutenção da boa saúde.
Sexto mandamento: Uso de Água. A água deve ser tão pura como o ar; deve-se ingerir diariamente de 6 a 8 copos, de preferência fora do horário das refeições.
Sétimo mandamento: Higiene Pessoal. Deve-se dar toda atenção ao cuidado externo do corpo, tanto no que diz respeito à aparência quanto à saúde. O vestuário deve ser sempre limpo e confortável; o banho diário é indispensável, bem como a higiene bucal. Uma pessoa asseada é saudável, e mais: é respeitada.
Oitavo mandamento: Repouso. O repouso do sono é indispensável. Deve-se separar religiosamente 8 horas para dormir, cada noite. É durante o sono que o corpo se recupera e que as células nervosas se recondicionam. Dormir cedo e levantar cedo é uma prática muito saudável.
Nono mandamento: Descanso. Há pessoas que procuram ganhar a vida em poucos meses. Trabalham desordenadamente, sem parar. Isto destrói o organismo. É necessário tomar tempo para dormir diariamente, tempo para recreação no descanso semanal e tempo para descansar nas férias anuais. Devemos viver de modo equilibrado, tendo tempo para trabalhar, pensar, sorrir e recrear.
Décimo mandamento: Confiança em Deus. Na vida moderna há muitas tensões e preocupações, muitas angústias e falta de paz. As preocupações desnecessárias envenenam a mente e enfraquecem o corpo. A única solução é confiar em Deus. Aquele que nos criou suprirá todas as nossas necessidades. Se confiarmos nEle, Ele tudo fará por nós. E se O colocarmos em primeiro lugar na nossa vida, Ele promete conceder-nos tudo o que carecemos.
Lembremo-nos do que disse Jesus: "Buscai pois em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6:33. 

Alimentação para ter uma boa saúde

Para ter uma saúde boa é preciso praticar exercícios e ter uma boa alimentação, muitas pessoas não têm uma alimentação correta hoje em dia, pois a maioria das pessoas tem um dia muito corrido e com isso não da para ter uma alimentação adequada. Geralmente na hora do almoço não da para fazer uma boa alimentação e com isso as pessoas comem lanches, não faz mal comer lanches, mas quando você come todos os dias já faz mal.
Algumas pessoas que estão querendo perder alguns quilinhos param de comer algumas coisas e isso não é correto o ideal para perder uns quilinhos é comer, mas comer na hora certa. Procure fazer as refeições diária nas horas corretas, assim conforme o tempo você irá perceber que esta perdendo quilos, fazendo as refeições corretamente você esta fazendo uma boa digestão e com isso você vai perdendo alguns quilinhos.
Muitos homens estão fazendo academia para ter um corpo sarado, esses homens precisam ter uma boa alimentação e tomar bastante água para hidratar seu corpo, no momento que você esta praticando exercícios físicos você vai se desgastando e com isso você vai soando e perdendo liquido, assim você tem que repor esse líquido tomando bastante água. Procure comer verduras e frutas, esses alimentos são essenciais para a sua saúde.