quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Operação do MP investiga fraudes na Prefeitura de Uruará

Prefeito e varias pessoas são suspeitas de participar do esquema ilegal.
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) deflagrou na manhã desta Quinta-feira (27) a operação que investiga fraudes em licitações na Prefeitura de Uruará e desvio de dinheiro publico.
Nessa Manhã de Quinta Feira a cidade de Uruará foi surpreendida com vários veículos do Gaeco, de Belém, que amanheceram na porta da Prefeitura, residências de funcionários e em diversas empresas da cidade.onde varios promotores de justiça e o procurador de justiça, Nelson Medrado, responsável pela operação esta acompanhando a operação em Uruará.
A denúncia contra o governo do prefeito Banha se refere a desvio a convênios ilegais, desvio de dinheiro da Educação, Saúde, convênios e, principalmente a merenda escolar.
A denúncia foi feita por Maris Magno, atual vice-prefeita de Uruará, que insatisfeita com os desmandos do prefeito Banha, mandou um dossiê de milhares de páginas para a Gaeco, contendo denúncias muito bem fundamentadas.
A operação denominada “Japeusa" (alusão a uma lenda Guarani sobre um índio mentiroso e trapaceiro) combate, entre outras irregularidades, fraudes em licitações no município de Uruará.A denúncia é sobre desvio de recursos na prestação de serviços entre algumas empresas e a prefeitura de Uruará, condutas vedadas por lei. O MPPA investiga ainda fraudes na folha de pagamento da prefeitura. Foram realizadas buscas e apreensão na casa do prefeito, de alguns secretários e de algumas empresas que vendem para o município. 
Segundo o Procurador Nelson Medrado não há ordem de prisão e os alvos estavam localizados nos municípios de Uruará, Santarém e Marituba.
Casa do Prefeito em Santarem
Apenas uma pessoa foi detida, mas por porte ilegal e arma. Também foram apreendidos documentos para análise. Em Uruará, um dos alvos era a casa do prefeito Everton Banha. Houve busca também na casa dele em Santarém.
A equipe que integra a operação é formada por promotores de Justiça e profissionais do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Pará (Gaeco) e do Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e a Corrupção (NCIC) com o apoio da polícia local.
Vários documentos e equipamentos estão sendo apreendidos pela equipe, que deverão ser lavados para Belém para serem analisados. Dependendo dos resultados das investigações, o prefeito Banha poderá ser afastado do cargo e a vice-Prefeita deverá assumir a prefeitura de Uruará.
Equipes do Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e Corrupção (NCIC) e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.