quinta-feira, 5 de maio de 2016

DILMA DENUNCIA GOLPE DURANTE EVENTO EM VITÓRIA DO XINGU

O protesto durou cerca de três horas, e causou um enorme congestionamento. As críticas eram às obras compensatórias da hidrelétrica, que seguem lentamente, e apresentam muitos atrasos, enquanto as obras de construção da usina avançariam em ritmo acelerado. Após dispersar os manifestantes, o trânsito foi liberado. A comitiva da presidente não chegou a cruzar com o protesto. Do aeroporto de Altamira, Dilma Roussef, o ministro das minas e energia, Marco Antônio de Almeida, e o chefe especial de gabinete, Jacques Vágner seguiram de helicóptero até a usina.
Em Belo Monte, um forte esquema de segurança foi montado para receber a presidente, que sobrevoou a obra a conheceu as unidades que entraram em operação comercial em abril, com duas turbinas que produzem juntas 649,9 megawatts. Da obra, Dilma seguiu direto para o espaço erguido especialmente para o evento, e foi recebida por trabalhadores e movimentos socais, que gritavam palavras de ordem em defesa do governo, e da permanência da presidente no cargo. “Nós viemos aqui para prestigiar essa obra, que mudou a vida de milhões de trabalhadores”, declarou Hélio Fonseca, que trabalha como armador na obra.
Entre os convidados havia autoridades políticas da região, senadores, alguns deputados apoiadores, e cerca de duas mil pessoas, entre convidados e operários. No discurso de abertura, o presidente da Norte Energia exaltou a obra, e defendeu a geração de emprego e desenvolvimento que o empreendimento trouxe para a região. Já o ministro Marco Antônio Martins destacou os avanços sociais provocados pela obra, entre eles a retirada de milhares de famílias de áreas de palafitas. “Belo Monte é uma obra emblemática pelo impacto social que gerou, mudando a vida dessas pessoas, gerando qualidade de vida”, lembrou o ministro das minas e energia.
A geração simbólica de energia foi iniciada pela presidente Dilma, que ligou as duas turbinas, anunciando a produção oficial na hidrelétrica. Em seu discurso, a presidente defendeu a obra polêmica, e afirmou que Belo Monte deixará um legado para a região. Segundo ela, a usina representa a segurança energética do Brasil, e vai garantir o desenvolvimento econômico do país. “Nós não teremos apagão porque vocês existem, e construíram essa obra”, declarou Dilma.
O processo de impeachment enfrentado pela presidente foi destaque no discurso, Dilma Roussef afirmou estar sofrendo um golpe político, que estaria sendo orquestrado por inimigos do governo, e liderado pelo deputado Eduardo Cunha. “Ele usa o cargo para se vingar, porque nós não cedemos às suas chantagens”, declarou a presidente. A presidente Dilma encerrou seu discurso dizendo que o processo todo para tirá-la do governo seria na verdade uma eleição indireta. “É um golpe porque não há crime para se investigar, e se não há crime, é golpe.”, declarou .
A presidente encerrou seu discurso e se despediu do público sem falar com a imprensa. Ela tirou fotos com os operários, e seguiu de helicóptero para o aeroporto de Altamira. À tarde ela participa da entrega de unidades habitacionais do programa federal Minha Casa Minha Vida no município de Santarém, Oeste paraense. O evento pode ser uma das últimas ações de Dilma Roussef antes da conclusão do processo de impeachment no senado. Com informações,Blog da Karina