Quase um ano que aconteceu o crime, a policia enfim conseguiu colocar as mãos no matador da jovem Letícia Menescal de Araújo de 15 anos, fato ocorrido no dia 27 de Junho de 2009.

O delegado também afirmou que já ouviu o menor assassino que declarou que mais 6 adolescente participou do crime, e que na época teria sido usado uma camioneta L 200 de cor vermelha. “O menor citou a participação de mais 6 menores no crime, inclusive colocando a participação ativa de todos no crime”, completou o delegado.
Em seu depoimento, segundo o delegado Herbert Farias Junior, o menor teria alegado que esta com medo de ser morto, já que os menores envolvidos são filhos de pessoas importantes do município de uruará.
Crime com requinte de perversidade: O crime chamou a atenção para maneira cruel que foi acometido. Seu corpo foi achado no quilometro 190 sul, á cerca de 10 km do município de Uruará já em estado de decomposição, sem os dois pulsos, com os pés decepados e com a ausência das partes genitais.
Além de ter sido encontrada com seus pulsos decepados, os pés cortados e sem o órgão genital, também teriam recebido um tiro na cabeça de uma possível arma 22.

Motivos do Crime: Na época, o delegado que respondia pela Comarca do Município, delegado Cleber Oliveira, o assassinato foi por motivo de vingança. A vitima teria ido a policia civil e militar, denunciando açougueiro de ter violentado e estuprada, fato que posteriormente foi pedido exame e dado negativo. Diante desse fato a vitima teria sido perseguida varias vezes pelo assassino.
Açougueiro além de matar Letícia Menescal já tem três processos na promotoria da infância e adolescência, sendo dois em Santarém, por tentativa de homicídio e roubo de carro, e outro em Uruará, por ter esfaqueado em homem.
Amanhã Gilberto Açougueiro será ouvido as 08h00min horas da manhã pelo juiz da Comarca de Alenquer Alexandre Dizer.