quarta-feira, 18 de maio de 2016

Hospital Regional de Altamira realizará cursos e oficinas na Semana de Enfermagem

Da Responsabilidade ao Envolvimento: Vivência da equipe frente ao cuidado do paciente crítico, este é o tema da palestra de abertura e que norteará também a Semana de Enfermagem do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na região sudoeste do Pará. Durante o café em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, no último dia 12, a diretoria do HRPT lançou oficialmente a programação do evento, que este ano contará com a participação, além dos enfermeiros e técnicos, da equipe multidisciplinar da instituição para envolver ainda mais as equipes da unidade em todos os procedimentos.
Para os homenageados do dia, um dos resultados mais importantes no desenvolvimento do trabalho é a recuperação da saúde do indivíduo e do coletivo. “Ser enfermeira para mim é ter responsabilidade ética e profissional daquilo que um dia eu me comprometi a estudar e aplicar, o cuidado de forma científica, sobretudo, com humanização e amor. Sou extremamente feliz e realizada com a profissão que escolhi. Amo ser enfermeira”, afirmou a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Bruna Jacomel.

Semana de Enfermagem

A Semana de Enfermagem do HRPT vai acontecer de 23 a 31 de maio e todos os cursos e oficinas serão voltados para o paciente crítico, com capacitação em cuidados intensivos, atendimento de intercorrências, gestão e liderança, entre outros. “Estamos buscando sempre o melhor para os nossos colaboradores. Capacitá-los é oferecer qualidade de atendimento ao usuário e crescimento profissional para nossa equipe”, afirmou a diretora de enfermagem, Josieli Pinheiro.

Programação

23/05 – 10h - Abertura oficial - Palestra com a psicóloga alagoana, Eleonora Fernandes
23/05 até 31/05 – Cursos de Capacitação
25 a 31/05 – SEMANA DO PRONTUÁRIO (Oficinas e sensibilização realizada pela Comissão de Ética de Enfermagem em parceria com a Auditoria de Prontuário voltada para a qualidade dos registros, especialmente em relação ao atendimento do paciente crítico, intercorrências e óbito).

Hospital

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRPT é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. A unidade tem a certificação máxima de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. 
A unidade foi destaque também na revista Exame, que publicou em seu site, no domingo, 8 de maio, matéria intitulada “Estes são os 10 hospitais públicos de excelência no Brasil”, em que mostra as unidades de saúde do país que fornecem os melhores atendimentos à população, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dos quase 3 mil hospitais públicos do país, apenas dez possuem o certificado de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).