quarta-feira, 8 de julho de 2015

Polícia Civil prende oito acusados de envolvimento em crimes agrários no interior do Pará

A Polícia Civil divulgou, nesta quarta-feira, 8, as prisões de oito homens por envolvimento em conflitos agrários no interior do Pará. As prisões foram realizadas, em menos de uma semana, nas cidades de Tucuruí, Novo Repartimento e em São Félix do Xingu, no sudeste do Estado, e em Anapu, região sudoeste. As prisões são resultados das ações de enfrentamento aos crimes no campo realizadas pela Polícia Civil no interior do Estado. Do total de prisões, cinco delas foram realizadas em Anapu, no último sábado, 4, durante operação policial comandada pela Delegacia de Conflitos Agrários (DECA) de Marabá. O delegado Alexandre do Nascimento Silva, diretor da DECA, explica que as prisões fazem parte da operação denominada "Cidade de Pedro" que esteve na área da Fazenda Surubim, Gleba 83, zona rural de Anapu.Foram presos Raimundo Nonato da Silva dos Santos, José Douriel Carvalho, Cleudimar Ferreira dos Santos, Cícero Rodrigues Meireles e Arlindo Carvalho de Sousa. Com eles, foram apreendidas cinco armas de fogo - três espingardas calibre 12; um rifle calibre 30 e um revólver calibre 38. Também foram apreendidas 13 munições de calibre 38; outras sete munições de calibre 30 e 18 de calibre 12. Os presos vão responder pelos crimes de associação criminosa e porte irregular de arma de fogo e munição. Além das armas e munição, uma motosserra foi apreendida com o grupo. A juiza da Comarca de Anapu, Luanna Karissa Araujo Lopes, já decretou as prisões preventivas dos cinco presos.
TUCURUÍ Ainda, durante a operação "Cidade de Pedro", a Polícia Civil prendeu em cumprimento de mandados de prisão preventiva, Fábio de Souza Mangesk, de apelido "Polaquinho", e Francisco da Conceição Ciriano, conhecido por "Chico do 12", por envolvimento em conflitos agrários na área da fazenda Petrópolis, na zona rural de Tucuruí.
As prisões foram realizadas na sexta-feira passada. "Chico do 12" é acusado de matar o colono José Osvaldo Rodrigues de Souza. Já Fábio é apontado como responsável em agenciar a contratação de criminosos para atuar na região a mando da fazendeiros. A operação cumpriu, ao todo, 11 mandados judiciais, entre prisões preventivas e busca e apreensão.
SÃO FÉLIX Ainda, na sexta-feira, a Polícia Civil prendeu Wedson Santos Conceição, 19 anos, acusado de praticar crimes no interior da fazenda Santa Terezinha, em São Félix do Xingu. Ele foi preso por policiais civis da Superintendência Regional do Araguaia Paraense, da Delegacia de Conflitos Agrários de Redenção e da Superintendência da Região do Alto Xingu, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
Conforme o delegado Antonio Miranda, titular da Superintendência do Araguaia Paraense, as investigações sobre crimes registrados na região da fazenda continuam. No mês de maio deste ano, a fazenda foi palco de dois homicídios. Existem suspeitas de envolvimento do preso nos crimes. Policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários de Redenção continuam as investigaçõe. PC-Pa