segunda-feira, 27 de julho de 2015

Manifestantes bloqueiam PA-370 e cobram melhorias na estrada

Interdição começou na manhã desta segunda-feira (27).Eles cobram ainda asfaltamento do trecho da PA-370 até Uruará.
Moradores do assentamento Corda Corda bloquearam na manhã desta segunda-feira (27), a Rodovia Estadual Santarém/Curuá-Una, (PA-370), no trecho localizado no km 14, na entrada da comunidade Estrada Nova, em Santarém, oeste do Pará.
Os manifestantes começaram a ocupar a via por volta das 10h para cobrar melhorias no acesso as comunidades e assentamentos, além do asfaltamento do trecho que vai da Hidrelétrica de Curuá-Una, até o município de Uruará. Eles afirmam que só vão liberar a pista após acordo com os órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
O presidente da Associação União Corda Corda, Sancler Oliveira, informou que já foi ao Ministério Público, com documentos informando a pauta de reinvindicações, mas, segundo ele, nada foi feito até agora. “Nós chamamos o governo para uma reunião o dia 10 de julho, ele não compareceu, somente alguns órgãos e não tivemos acordo. Esse é um movimento pacífico em prol do desenvolvimento da nossa região”, explica.Devido a interdição da pista, veículos não puderam passar e concluir o trajeto. Grávidas, idosos, crianças e mães com filho de colo tiveram que ter paciência e caminhar por metros de distância até o outro lado da barreira, para seguir viagem. Um carro de uma empresa funerária teve dificuldades para passar entre os carros e a Polícia Militar teve que intervir para que os manifestantes pudessem abrir a passagem. Os transportes coletivos que fazem linha para as comunidades e para o município de Mojuí dos Campos tiveram que alterar o percurso. Passageiros enfrentaram dificuldades de passar pelo local devido as mercadorias. “Nós que estamos com carga, fica difícil de passar. Não sei quais os direitos dos manifestantes, mas de qualquer forma atrapalha a gente, porque temos hora para chegar em casa”, conta o aposentado Raimundo Ribeiro.
O G1 entrou em contato a Secretaria Estadual de Transporte (Setran), e o diretor do núcleo regional do órgão, Carlos Merabet, informou que já tomou conhecimento da situação e aguarda pronunciamento do secretário estadual sobre as reivindicações dos manifestantes. Merabet destacou ainda que há um projeto de conservação e limpeza lateral de toda extensão da PA-370, no sentido de melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres.
Sobre o asfaltamento do trecho que vai da Hidrelétrica de Curuá-Una até a cidade de Uruará, Merabet explicou que existe um financiamento para a ação, porém os recursos ainda não foram disponibilizados para que as obras sejam iniciadas. Com informações G1