quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vice-prefeito de Marabá é preso por fraude

No desdobramento da Operação Higeia, a Polícia Federal prendeu na manhã de hoje (19) cinco funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Marabá, entre eles o secretário Nagilson Rodrigues Amoury, que também é vice-prefeito do município.
Os outros presos são Raimundo Herculano, chefe do Almoxarifado da SMS; Ronaldo Herculano, chefe do Administrativo Financeiro; Carlos Alberto Viana, do setor de Compras; e a servidora de prenome Marla, secretária de Ronaldo Herculano.
Segundo o delegado Antônio Carlos Cunha Sá, que chefiou a operação, as prisões são fruto das investigações da Operação Higeia, que no dia 21 do mês passado desbaratou uma quadrilha que fraudava licitações para compra de medicamentos e materiais médico-hospitalares para a SMS.
Naquela ocasião, dois sócios da empresa Dimateq foram presos, mas já estão em liberdade. A empresa teria envolvimento na fraude das licitações, que vinha sendo investigada desde o começo do ano.
Ainda de acordo com o delegado Cunha, todas as pessoas presas ocupam cargos importantes para o funcionamento do esquema de fraudes. Segundo ele, a fraude funcionava da seguinte forma: o material comprado chegava superfaturado à SMS poderia chegar, ou não, no entanto, a prefeitura pagava pelo produto mesmo assim, pois as notas fiscais eram faturadas normalmente.
Ouvido pela imprensa, o vice-prefeito Nagilson diz estar tranqüilo quanto às acusações e alegou que seus comandados também são inocentes.
Ele não criticou o trabalho da Polícia Federal, observando que é dever da instituição investigar a aplicação do recurso público. “Estamos dispostos a colaborar”.
(Diário Online, com informações de Chagas Filho -