sábado, 7 de novembro de 2009

Operação BACAJA acaba com 11 empresas fantasmas e 2 presos em Uruará


Durante dez dias, um grupo de 28 pessoas, sendo 14 funcionários do IBAMA e 14 guarda florestal da Policia Militar do Estado estiveram na região do município de Uruará.


Segundo Francisco Sousa Neves que chefia o grupo, a operação denominada BACAJA tem a finalidade de combater o desmatamento da floresta atacando na raiz.
Neves afirma que 11 empresas fantasmas foram estouradas no município.
Ele alertou para o alto índice de desmatamento e queimada no município. Alem do Jatobá, Maçaranduba e ate a Castanheira estão sendo derrubada em plena mata nativa.

A operação também atendeu denuncia da promotoria sobre o desmatamento na região. Duas pessoas foram presas em flagrante na área conhecida por Chapadão.
O grupo seguiu viagem para o município de Medicilândia.

Agricultores se revolta contra: A operação deixou revolta na cidade. Os agricultores afiram que a operação não tem sido feita com responsabilidade. As multas descontroladas e o alto preço tem sido o grande questionamento.
Os comerciantes também reclamam da operação, eles comentam que a situação deixa ainda mais o comercio em estado de falência.
Por telefone Neves se defendeu e disse que a operação segue a risca a Lei do Decreto 6514 de 2008, e que todas as multas são automaticamente enviadas via satélite.