quarta-feira, 30 de março de 2011

O Brasil se despede de Jose Alencar um exemplo de Homem

O Brasil se despede nesta quarta-feira do ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele morreu ontem, em São Paulo, após uma série de batalhas contra um câncer identificado na década de 90. Em Brasília, Alencar será homenageado com honras de chefe de Estado, como ocorreu com o ex-presidente eleito Tancredo Neves em 1985.
Eleito em novembro de 2002 na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar ocupou a Presidência da República em exercício em diversas oportunidades. A soma dos períodos resulta em 436 dias -- ou seja, ele esteve no comando do País por mais de um ano. É por esse motivo que foi decretado luto oficial por sete dias. Está prevista para as 9h15 a chegada do corpo de José Alencar à base aérea de Brasília. Ainda no local, ele será homenageado com honras militares. Deverão estar presentes o presidente da República em exercício, Michel Temer, e os presidentes José Sarney (Senado), Marco Maia (Câmara dos Deputados) e Cezar Peluso (Supremo Tribunal Federal). Em seguida, haverá um cortejo fúnebre pelo eixo central de Brasília, a principal avenida da capital federal. Em carro aberto, o corpo de Alencar será levado até o Palácio do Planalto. Carregado pelos Dragões da Independência, o caixão subirá a rampa do prédio repetindo o caminho que Alencar fez ao lado de Lula em 1º de janeiro de 2003. Para as 10h30, está previsto o início do velório que permanecerá aberto para visitação pública durante todo dia. A presidenta Dilma Rousseff e Lula devem chegar no começo da noite desta quarta-feira. Os dois estão regressando de Coimbra (Portugal), onde Lula recebeu o título de “doutor honoris causa” da universidade.
José Alencar Gomes da Silva (Muriaé, 17 de outubro de 1931São Paulo, 29 de março de 2011) foi um empresário e político brasileiro. Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011. Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.