quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Candidatos ao governo do Pará participam de debate na TV Liberal

Debate contou com a participação de cinco candidatos ao governo do Pará.
Encontro foi mediado pelo jornalista da Globo, Heraldo Pereira.

Cinco candidatos ao governo do Estado do Pará participaram, na noite desta terça-feira (30), de debate realizado pela TV Liberal, em Belém. No encontro, foram apresentadas propostas sobre temas como saúde, transportes, educação e segurança pública. Dividido em quatro blocos, o debate teve perguntas com temas livres e determinados por sorteio. Participaram do debate Simão Jatene (PSDB), Helder Barbalho (PMDB), Marco Carrera (PSOL), Elton Braga (PRTB) e Zé Carlos (PV).
O programa foi dividido em quatro blocos. No primeiro e no terceiro blocos cada candidato pode fazer perguntas sobre temas livres. Todos os candidatos perguntaram uma vez, mas puderam responder em até duas oportunidades. Nos blocos 2 e 4 as perguntas foram sorteadas pelo mediador. No quarto e último bloco, os candidatos também puderam fazer suas considerações finais durante o encerramento do debate.
Em suas considerações finais, Helder Barbalho declarou que seu plano de governo "busca enfrentar os desafios do estado, como escola em tempo integral, a ampliação dos hospitais regionais, e rondas nos bairros", disse. Simão Jatene declarou que irá "avançar na construção dos hospitais regionais do baixo Amazonas e do baixo Tocantins, o programa Pacto da Educação, e no Cheque Moradia".
Elton Braga, por sua vez, agradeceu a participação popular na campanha. Criticou a alternância de poder entre poucos partidos. Declarou que “é possível fazer um governo com integridade, transparência e respeito às pessoas”.   Zé Carlos afirmou que o debate foi uma oportunidade para conhecer os candidatos e testar a legitimidade de suas intenções no governo. Ressaltou que é possível um novo rumo ao estado, capaz de sair do dilema de ser “um estado rico com um povo pobre”. Marco Carrera declarou que é a alternativa para a mudança do governo “que está no poder há trinta anos, e insiste em governar sem saber”. Afirmou ainda que seu governo será transparente e de participação popular.