sexta-feira, 11 de março de 2011

Tremor mata 60 no Japão e provoca Tsunami

Pelo menos 60 pessoas morreram devido a um forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira (11). As informações são do Serviço Geológico dos EUA (USGS). O terremoto gerou ainda um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.

 O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana.Imagens de TVs locais mostram que o abalo provocou um tsunami, que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai. Carros e barcos foram arrastados, em imagens impressionantes.
Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para vários países, de onda de até dez metros.A Polícia Nacional afirmou que pelo menos 60 pessoas morreram e 56 estavam desaparecidas, mas os danos eram tão grandes que iria demorar para se ter uma cifra definitiva. A imprensa local fala em mais mortes.Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país. Moram na região próxima ao epicentro pelo menos 17 mil brasileiros, segundo a embaixada.O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada baixa.Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 52 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.