quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Pará apresentou mais de 30 focos de queimadas na última semana

Segundo boletim de monitoramento, focos são em 15 cidades.
Município com registro de maior incidência foi Uruará, com 12 focos.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) divulgou na segunda-feira o Boletim de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais no Estado do Pará. De acordo com o levantamento, no período de 12 a 14 de fevereiro de 2016, o estado apresentou 33 focos de queima, distribuídos em 15 municípios.
As informações são do sistema de queimadas/incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No período analisado, a configuração de risco de fogo mais evidente foi na região Calha Norte, sudeste, e uma pequena área no sudoeste do estado, classificados nas categorias de risco de incêndio florestal baixo e médio. O município com registro de maior foco foi Uruará com 12 focos.
De acordo com a Semma, queimadas provocadas em florestas são consideradas crime ambiental, por destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies plantadas sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente. O crime pode resultar em multas a partir de R$ 5 mil hectare.