sábado, 5 de junho de 2010

DIREITO DE RESPOSTA DA NOTA PÚBLICA DE DIVA CÁSSIA COORDENADORA DA ARARA AMARELA

O criador do Festival das Araras de Uruará que iniciou no ano de 2002, fui eu Deney Licínio juntamente com um grupo de amigos o qual destaco entre eles: a Erilene, Cirene, Cleomária, Jonas e Kael. No entanto, não me sinto "todo poderoso" como fora destacado pela nota. Sempre trabalhei com transparência. Para a realização de cada edição do Festival das Araras foi elaborado um regulamento, e este é aberto e revisto a cada ano.
Para participar de qualquer competição os grupos devem seguir as regras descritas neste referido regulamento.
Respondendo a coordenadora da Arara Amarela, o regulamento diz o seguinte, o qual está à disposição de qualquer pessoa o seu acesso:
Art. 16 - Cada Arara será avaliada da seguinte forma:
14- ALEGORIAS (Carros Alegóricos) – Nota de 05 a 10 pontos
- Símbolo de estrutura artística/cenográfica: apresentar no mínimo
E não escrito:
Se nas fichas de avaliação estava escrito alegorias ou carros alegóricos?
“Certo que não apresentamos carros alegóricos, mais apresentamos alegorias e estas receberam notas dos juízes que vieram somente para avaliar os grupos”. (escrito na nota por Diva Cássia)

Aqui ela assume que não cumpriu a regra nº 14 do regulamento. O QUE ELA COLOCA COMO ALEGORIA SÃO FANTASIAS DE DESTAQUES, MAS, TAIS FANTASIAS JÁ ESTÃO CONTEMPLADAS NA AVALIAÇÃO DE CADA DESTAQUE. Também ficou claro nas reuniões com as agremiações que seria estruturas físicas e não humanas e que o altar de evoluções pontuariam.
A exemplo dos bois de Parintins, dos botos de Santarém do Carnaval das Escolas de Samba do Brasil, ou em qualquer outra competição existem recorrências e as Comissões Organizadoras ou Ligas seguindo o regulamento determinam as punições para cada infração cometida, ao ponto de iniciar a apuração com pontuação negativa.
Quanto a questão do Ministério Público, a Promotora Ely Soraia, ouviu as partes: Diva Cássia Coordenadora da Arara Amarela e Claudeney Licínio Coordenador do Festival e disse o seguinte:
“O regulamento é bem claro, não deixa dúvidas e que não posso representar a ação.”
Também aproveito para responder aos comentários que divulgamos o apoio do Governo do Estado, que aprovou um projeto de apoio de R$12.000,00 para serem divididos entre as três araras e não R$ 40.000,00, porém até o momento não foi depositado em nenhuma conta, nem na minha e nem na conta que foi colocada a disposição para o referido depósito, a qual os extratos também estão à disposição de qualquer pessoas para conferir. Ainda estamos aguardando, pois as Araras ainda estão devendo no vermelho.
E quanto a mim Deney Licínio parcelei minhas dívidas adquiridas no festival das araras em 6 vezes, estou acabando de pagar. Devo lembrar que a Prefeitura de Uruará cupriu a sua parte pagando o que tinha de compromisso no Projeto.
Quero também relatar que fora o meu salário de Diretor de Cultura, nunca ganhei um centavo se quer para realizar este trabalho, pelo contrário, todos os anos contraio dívidas. Só faço isso pelo amor à cultura do nosso município.
Este ano o Festival das Araras de Uruará vai ser realizado e organizado pela Liga das Araras que será composta através de eleição entre as agremiações e o atual coordenador. Vamos aguardar o resultado é o momento de julgarem o meu trabalho, se realmente fui injusto é hora de me afastarem da função de Coordenador do Festival.
Até o momento não sinto dor na consciência, pois as atitudes tomadas foram corretas. Também tenho mantido neutralidade total durante estes festivais, as condições e recursos oferecidos são os mesmos para cada agremiação e isto também está descrito no regulamento.
Apenas o cumpro em íntegra.
Esta também é minha última manifestação sobre o Festival das Araras de Uruará 2009. Já estamos trabalhando para o Festival 2010.                       Valeu...........


                                                                                                                       Deney Licínio
                                                                                                        Coodenador do Festival das Arara
                                                                                                                       Uruará - Pará