sexta-feira, 11 de setembro de 2009

(UHE Belo Monte) Ato Público: Belo Monstro Não!

O Fórum da Amazônia Oriental (FAOR) e a Articulação Pan-Amazônia vem publicamente manifestar sua solidariedade aos povos tradicionais e populações originários do Rio Xingu na sua luta contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte.
Há mais de vinte anos, os povos do Xingu vêm resistindo aos projetos de construção de grandes hidrelétricas na região. Projetos estes que, ao invés de resolver seus problemas, estão aumentando a miséria, a violência, a destruição da fauna e da flora e proporcionando a expulsão de milhares de pessoas das áreas rurais e urbanas. Atualmente, está em curso uma grande mobilização política e financeira para viabilizar a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu.
No dia 15 de setembro de 2009, às 18:00h, no CENTUR, em Belém, acontecerá uma Audiência Pública sobre a construção da hidrelétrica. Paralelo a isso e com muita mobilização social, a Rede FAOR e a Comissão de Articulação do Conselho Internacional (CI) do Fórum Social PanAmazônico (FSPA), estarão realizando um ato de solidariedade aos povos do Xingu as 16:00h em Frente ao CENTUR na Av. Gentil Bitencurt, 650.
O ato contará com a participação de representantes dos movimentos sociais e ambientais do estado. Durante o evento, será feito com os corpos das pessoas presentes um grande “NÃO”, representando o repúdio da sociedade a mais uma obra faraônica e insustentável na floresta Amazônica, e um “SIM” em defesa da vida em víeis econômica e ecologicamente sustentáveis na região, ambos bem visíveis a partir da varanda do CENTUR.
Juntamos a nossa voz com a dos movimentos sociais do Xingu, expressa na carta pública ao Presidente Lula do dia 22 de julho de 2009: “A decisão de construção de uma obra desse porte, em uma Bacia como a do Rio Xingu, com sociobiodiversidade única no planeta, não pode ser tomada de qualquer jeito, atropelando a população, os costumes locais, a sabedoria dos povos das florestas, atropelando o próprio processo de licenciamento previsto em lei”.
O Fórum da Amazônia Oriental (FAOR) é uma rede de cerca de 300 entidades populares, ONGs e movimentos sociais, dos estados do Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão, e que tem como missão intervir nas políticas públicas econômicas, sociais, culturais e ambientais desenvolvidas no âmbito da Amazônia Oriental.
A Comissão de Articulação do Conselho Internacional (CI) do Fórum Social PanAmazônico (FSPA) foi constituída, provisoriamente, na Assembléia da Pan-Amazônia, realizada no dia 01.02.09, como parte das atividades e deliberações do Fórum Social Mundial de Belém, em 2009.
Belém, 10 de setembro de 2009.Assessoria da Comunicação – Rede FAOR