sábado, 5 de setembro de 2009

Polícia - Oitenta são presos em rinha de galos



Santarém - Polícia Federal chegou até o local nesta sexta-feira (04) após denúncia de moradores.


A rinha de galos funcionava em um galpão localizado no bairro do Diamantino, na periferia de Santarém. O torneio era muito bem organizado, contando até com apostadores vindos de outros estados.
No espaço foram encontradas dezenas de gaiolas com aves e duas arenas onde eram realizadas as brigas. Os animais usados nas disputas estavam bastante feridos. Do lado de fora do local foram achados dois galos mortos, que possivelmente não resistiram a uma das lutas.
Os policiais chegaram até a rinha depois de denúncias de moradores das proximidades. A operação denominada 'Espora Dourada' foi deflagrada pela Polícia Federal com o apoio do Ibama e da Força Nacional de Segurança.
As 81 pessoas que participavam de um torneio no galpão foram presas em flagrante. A polícia precisou de um ônibus para levar os acusados até a delegacia da Polícia Federal . Após ter sido lavrado o termo circunstanciado, 63 apostadores foram liberados. Dois menores envolvidos no caso foram encaminhados ao Juizado do Menor.
Outras 16 pessoas foram autuadas em flagrante e passaram por exame de corpo delito na manhã de sábado (05) no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Elas são acusadas de fazerem parte de uma Associação de Galistas e vão responder por formação de quadrilha e crime ambiental. Destas, 6 continuam detidas no Centro de Triagem da Polícia Civil e 10 já foram encaminhadas a Penitenciária Agrícola de Cucurunã.
“Há formação de quadrilha porque havia um clube. Tem um contrato entre os freqüentadores. Existia o pagamento de mensalidade. Isso tudo está provado não há nada a fazer a não ser atuar todos.” Concluiu a delegada da PF, Graça Malheiros
No Brasil, há dez anos a lei que define os crimes ambientais proíbe a rinha de galos, por considerar uma forma de violência humana contra animais.
Apesar de proibida em boa parte do país, em Mato Grosso a briga de galos é liberada. O Tribunal de Justiça entendeu que a briga das aves é uma manifestação cultural e torna o estado o único local do Brasil em que a rinha é amparada pela Justiça. Em outros locais, essa atividade é combatida pelas
Fonte Notapajos