sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PF prende policiais militares em Belém e Altamira

A Policia Federal desencadeou no início desta sexta-feira (5), a operação “Rapa”, com o objetivo de desarticular um grupo de pessoas que praticava ações criminosas no Município de Altamira. Oito policiais foram presos na operação.
A referida operação policial contou com o apoio do Ministério Público do Estado por intermédio do Gegroc e envolveu 50 policiais federais de vários Estados da federação, que cumpriram 14 Mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Entorpecentes e Combate as Organizações Criminosas da Justiça Estadual da Comarca de Belém, em desfavor do grupo composto de agentes da Polícia Militar.
Segundo o apurado no decorrer das investigações (desenvolvidas no decorrer de um ano), os investigados estariam envolvidos com a prática dos crimes de associação para o tráfico, prevaricação, corrupção passiva, tráfico de armas e outros. Após os respectivos interrogatórios, os presos serão transferidos para o presídio Estadual Anastácio das Neves na capital paraense, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual. Até às 14h30, foram presos quatro policiais.
O capitão Isaque Costa Rodrigues, o único preso em Belém. Ele é lotado em Altamira e estava na capital paraense participando de um curso de especialização para promoção para major. Os demais foram presos em Altamira, onde são lotados, são eles: o sargento Francisco Edivaldo Jesus da Silva; e os cabos Gilberto Venites Gonçalves; Epitácio da Silva Nascimento e Wilson Vieira Brito. Detalhe, na casa do cabo Venites foram encontradas duas armas, uma espingarda calibre 20 e uma pistola “Ponto 40” sem numeração - por isso foi também autuado em flagrante.
Ainda não foram presos os seguintes cabos: Hélio Aranha de Melo e Silva, Laurivam de Freitas Ramos e Luiz Carlos Araújo da Silva, entretanto, já foram localizados, tomaram conhecimento que existem contra eles mandados de prisões e eles prometeram se apresentar ainda nesta tarde ou ao seus comandos ou à própria PF.Quatro traficantes (Tonis Ferreira da Silva; Jackson dos Reis; Neurivaldo Almeida Silva e Magalhães Saraiva), que faziam parte da quadriha, já se encontram presos em um presídio em Porto Velho, Rondônia, por haverem sido flagrados com um carregamento de mais de 13 quilos de cocaína, fato ocorrido no dia 21 de setembro passado.
O chefe desse grupo, Jackson dos Santos, também está preso na mesma penitenciária. Jackson dos Santos não foi preso com os demais integrantes do grupo, devido vir de avião para Altamira, enquanto que os demais se preparavam para fazer o trajeto de Porto Velho para Altamira de carro. Como estavam sendo rastreados pela PF, foram presos antes mesmo de deixar Porto Velho. (DOl, com informações da Polícia Federal)