sábado, 6 de novembro de 2010

Homossexuais espanhóis organizam 'beijaço' gay para o Papa

Segundo organizadores, manifestação em frente à catedral da Sagrada Família será pacífica

Cerca de 500 casais gays planejam beijar-se em frente à catedral de Barcelona, na Espanha, durante a visita do papa Bento XVI ao país no próximo domingo (7).
Gays e lésbicas espanhóis receberão o pontífice com um 'beijaço' de dois minutos assim que ele sair da catedral, por volta de 10h da manhã.
A manifestação, que segue o modelo flashmob (ação coletiva que dura pouco e se dispersa rapidamente) foi organizada por meio de um blog e uma página no site Facebook que defendem os direitos dos omossexuais.
Em nota no site oficial do movimento, os organizadores dizem querer 'fazer alguma coisa para demonstrar o nosso incômodo' com uma 'instituição que há muitos anos tem sido antagônica, para não dizer inimiga, das lutas pelos direitos sexuais e afetivos de muitos'.
O papa Bento XVI visitará Barcelona logo após sua visita a Santiago de Compostela, um dos lugares sagrados para a Igreja Católica.
Flashmob
A página do movimento no site social Facebook explica como deve funcionar a manifestação.
A organização vai disparar um sinal sonoro para dar início ao 'beijaço'. Dois minutos depois, outro sinal indicará que os participantes devem se dispersar 'como se nada tivesse acontecido', segundo o site.
Segundo Joan Pérez, um dos organizadores, o evento não é especificamente contra o papa. 'O beijo coletivo é uma forma de manifestar nosso desacordo com a maneira como a Igreja concebe as relações entre as pessoas', disse.
Pérez afirmou ao jornal espanhol El País que os organizadores não fazem parte de nenhum grupo político e que a manifestação deve ser pacífica.
Na página oficial do movimento, pede-se que os participantes não respondam a nenhum tipo de provocação ou insulto.
A convocação também foi estendida a heterossexuais. No entanto, o comunicado esclarece que todos devem beijar alguém do mesmo sexo.
'Eu não te espero'
A visita de Bento XVI à Espanha desencadeou uma onda de protestos em Barcelona. Além dos homossexuais, 50 associações de ateus organizam manifestações e distribuem cartazes com a frase 'Eu não te espero'.
Protestos de mulheres e até encontros de católicos para refletir sobre o 'atual modelo de Igreja' também estão programados para o fim de semana.
Segundo jornais espanhóis, os moradores da região estão descontentes com o apoio financeiro 'excessivo' à visita papal e com o tratamento da força policial da Catalunha, que cuidará da segurança do pontífice.