sexta-feira, 30 de julho de 2010

População destrói prefeitura após cassação de prefeito paraense

População bloqueou ruas
Pará - Oitenta e quatro homens de vários efetivos diferentes da Polícia Militar permanecem no município de Ipixuna do Pará, nordeste paraense, para garantir a segurança no local, após revolta popular que resultou na depredação do prédio da Prefeitura e na prisão de três pessoas acusadas de promover quebra-quebra.
Os efetivos são do Batalhão de Choque e do Tático da Polícia Militar, com reforço de Castanhal e Paragominas. 'Se houver necessidade de mais reforços temos mais homens de prontidão em Paragominas, caso haja mais protestos', informou o oficial de comunicação da PM, Major Jorge Vasconcellos.
De acordo com a Polícia Civil, os três presos permanecem na delegacia do município. Eles foram autuados pelo crime de danos ao patrimônio público e formação de quadrilha.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o prédio da Prefeitura está fechado o pagamento de funcionários públicos que ocorreria lá, foi transferido para o Banco do Brasil. A polícia também já pediu perícia do local e aguarda também a chegada de peritos do Centro de Perícias Renato Chaves.
Diligências estão sendo feitas no município no sentido de localizar fotos e vídeos da depredação. ‘Muita gente, inclusive a imprensa, registrou imagens do protesto e a polícia quer ter acesso a elas para identificar e pedir a prisão preventiva dos acusados do quebra-quebra’, explicou o assessor de imprensa da Polícia Civil, Walrimar Santos.Caso- Mais de duzentas pessoas participaram da depredação do prédio da Prefeitura de Ipixuna do Pará. Eles invadiram e saquearam o prédio sob a justificativa da cassação do diploma do prefeito Evaldo Cunha (PT), acusado da prática de crime eleitoral nas últimas eleições.

Os ânimos começaram a esquentar na cidade na manhã de quarta-feira (28), quando o juiz eleitoral de Mãe do Rio, José Leonardo, determinou que o ex-prefeito José Orlando Freire, 2º colocado no último pleito, fosse empossado no cargo de prefeito. Inconformados, vários moradores da cidade interditaram a rodovia BR-010, exigindo o retorno de Evaldo Cunha.

Redação Portal ORM