terça-feira, 11 de maio de 2010

Oscilação e queda de energia causam prejuízos constantes á população

Falta de agilidade das empresas fornecedoras de energia causa revolta. O consumidor deve estar atento ás informações para não sair no prejuízo.
PROCON alerta para os procedimentos da denúncia
- Você já perdeu algum aparelho eletro-eletrônico por causa de oscilação de energia?
O PROCON informa quais procedimentos tomar para exigir seus direitos.
Nestes últimos dias foram registradas varias quedas de energia .
Oscilação de energia elétrica é um problema que tem se tornado comum em Uruará e região. O resultado vem com transtornos e aparelhos eletrônicos queimados ou danificados. O prejuízo recai sobre a população e a classe empresarial que sofre não só com a queima de equipamentos, mais também com a redução da vida útil desses aparelhos que são duramente castigados quando ocorrem as oscilações.
Outro problema é que boa parte dos funcionários pára de trabalhar com a interrupção de energia, pois sem energia não tem como desempenhar serviços em máquinas, e computadores, ou seja, o funcionário também deixa de desenvolver o seu trabalho e o comércio perde ainda mais.
É importante saber que o consumidor pode ter o prejuízo ressarcido.
O PROCON recebe diariamente reclamações que dão origem a processos. Mas alguns procedimentos precisam ser tomados antes de acionar o órgão de defesa do consumidor.
A coordenadora do PROCON em Santarém explica alguns meios de fazer a denuncia:
“O consumidor seja pessoa física, seja pessoa jurídica, precisa procurar a rede Celpa para faze à reclamação e pegar o numero de protocolo sobre a oscilação ou sobre a perda de algum eletro doméstico.” Informou a coord. do PROCON.
Depois disso a concessionária de energia deve indicar uma assistência técnica,
se nada for resolvido o órgão de defesa do consumidor pode ser acionado.
O PROCON não só aciona a agencia em Belém, como também informa a Aneel o que ocorreu naquele tempo.
A Associação Comercial e Empresarial de Santarém também tem cobrado providências junto à concessionária de energia. E aguarda ressarcimento de aparelhos danificados por conta da oscilação de energia.