terça-feira, 30 de abril de 2019

ELEIÇÕES 2020 EM URUARÁ - O QUE ESPERAR?

Quanto mais se aproxima do ano eleitoral, vários cenários vão se formando e nomes vão surgindo para uma disputa ao cargo de prefeito. 
Diversos nomes já são veiculados, alguns autoproclamados e outros sugeridos. Mas será que teremos mais de dois candidatos nas eleições de 2020?

Como todos sabemos, não há uma oposição organizada de forma ideológica e nem fisiológica em Uruará, então é difícil definir quem é contra o governo em alguns casos. Isso é bom porque abre caminho para diversos candidatos que tem interesse num discurso diferente do “nós contra eles”. Mas é bom saber que quanto mais distante o posicionamento for do governo atual, melhor para um discurso de novas ideias e propostas.
Dito isso, os nomes que mais ouvimos no momento como possíveis candidatos são do Sid Paulista, Pastor Idalécio, Turrão, Dhan Talento e do Professor Carlos Portella. 
Há diversos cenários que poderíamos discutir com tantos candidatos. Creio que pelo menos dois dos nomes citados deverão disputar as eleições. Isso é bom para o eleitor, ter opções enriquece o debate e aprimora a escolha.
Na possibilidade do atual prefeito disputar a reeleição, sua ampla rejeição será um problema difícil de contornar. Sua reprovação é admitida até mesmo por quem está fazendo parte do governo. Sendo assim, numa campanha eleitoral onde há 3 candidatos (o atual prefeito e mais 2 nomes), a vantagem será de quem conseguir evitar a rejeição de quem já esteve no governo ou de quem está atualmente na linha de frente. É natural que pessoas que estejam no atual governo, queiram mudar de lado durante as eleições. Cabe aos candidatos decidirem se esse apoio traz ou tira votos. Saber conciliar isso, vai facilitar muito o caminho para a vitória.
Por Marcos Coelho Consultor Político