quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Justiça eleitoral julga ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho

Uso indevido de meios de comunicação é uma das acusações
Ele pode ser multado e ficar inelegível por 3 ano
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará deverá julgar nesta quinta-feira, 16, ação contra o
ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), sob acusação de abuso de poder econômico nas eleições de 2014, quando concorreu ao governo do Estado.
Caso seja condenado, além de ter de pagar uma multa, o ministro ficará inelegível por 3 anos e será impedido de disputar as eleições em 2018.
Segundo a denúncia, apresentada pela procuradora regional eleitoral substituta Maria Clara Barros Noleto, Barbalho e seu vice, Lira Maia (DEM), foram beneficiados na corrida eleitoral pelas empresas de comunicação do grupo RBA, com emissoras de rádio e de televisão da família do ministro.
Na defesa ao Ministério Público Eleitoral, os advogados do ministro alegam que a trajetória do peemedebista já era de conhecimento público antes da veiculação das reportagens anexadas à ação e que, segundo a denúncia, teriam lhe favorecido.
A procuradoria incluiu gravações de programas da TV RBA, da rádio Clube, reportagens publicadas no portal Diário Online e recortes do jornal ;Diário do Pará
MATÉRIA DISFARÇADA
Segundo a denúncia, o sistema de propriedade da família do ministro foi usado para Helder Barbalho em contraposição a seus adversários políticos.
Resta evidenciado que os investigados utilizaram os meios de comunicação de sua propriedade para veiculação de propaganda político-eleitoral disfarçada de matéria jornalística, diz a denúncia.
A defesa afirma, no entanto, que Barbalho foi derrotado nas eleições.