quinta-feira, 3 de novembro de 2016

VEREADORES ELEITOS E PREFEITO DE URUARÁ, ESTÃO EM BELÉM PARTICIPANDO DE UM ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO.

12 Vereadores eleito nessa eleição de 2016 junto com o prefeito eleito Gilson Brandão (PMDB). e seu vice Bueno (PTdoB) estão na capital Paraense em um encontro de capacitação promovido pelo TCM - Tribunal de Contas dia Municípios. 
Cerca de 1600 pessoas, entre gestores municipais com mandato e eleitos em 2016, estão participando do evento nos dias 03 e 04 de novembro, em Belém.
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), o Ministério Público de Contas dos Municípios e a Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” estão realizando, com inicio nessa data de hoje dia 3 e termino dia 4 de novembro, o Encontro de Prefeitos e Vereadores - Transição Responsável Para uma Gestão de Qualidade. O objetivo é capacitar gestores para a adequação da gestão dos recursos públicos municipais nos anos de 2017 a 2020. Durante o encontro, que conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), também estão sendo dadas orientações técnicas quanto ao processo de transição governamental no âmbito municipal.
O Encontro esta sendo realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no horário das 8h às 18h, e esta presente cerca de 1600 pessoas, entre prefeitos que estão encerrando mandato, novos gestores do executivo municipal e presidentes de Câmaras de Vereadores de todo o Pará.
Este evento ocorre a cada quatro anos, próximo ao início de uma nova gestão. Nesta edição, vários palestrantes e painelistas regionais e nacionais de instituições que lidam diretamente com questões municipalistas. Entre eles, os Tribunais de Contas do Município, do Estado e da União, da Controladoria Geral da União, Ministério Público e outros.
O tema deste ano reforça a necessidade de garantir um processo de transição de mandatos transparente e correta em todas as regiões do Pará, evitando problemas como a perda de informações e bens públicos. Entre as irregularidades em transições governamentais elencadas pelo TCM-PA, está a falta do repasse de informações da gestão em exercício para os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais eleitos. Destacam-se os casos quando os ordenadores de despesa atuais não fazem o balanço da gestão e o desvio do patrimônio público, como o sumiço de computadores, documentos e outros itens.
O Encontro de Prefeitos e Vereadores está em consonância com outras ações estratégicas do TCM-PA, que buscam a transparência das gestões públicas municipais. No último dia 06, o plenário do Tribunal de Contas dos Municípios aprovou a Instrução Normativa 01/2016, que dispõe sobre procedimentos para garantir a transição de governos nos municípios paraenses. De acordo com o documento, serão realizados orientações e regramentos técnicos junto aos poderes executivo e legislativo municipais de todo o estado para que a transmissão dos cargos ocorra de forma correta sem perda de informações e bens públicos. Segundo o presidente do TCM-PA, conselheiro Cezar Colares, “o Tribunal fará o acompanhamento junto os municípios para que haja uma transição republicana, independente de questões políticas. Acima de tudo, o processo de transição é uma responsabilidade de todos”.