quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Polícia apresenta prefeito acusado de extermínio

A Polícia Civil do Pará apresentou na tarde desta terça-feira (16), em Belém, 10 envolvidos presos durante a operação Falso Patuá, que investigou um esquema em Igarapé-Miri de fraude, desvio de recursos do município e de um grupo de extermínio supostamente liderado pelo prefeito Ailson Santa Maria do Amaral.
Além do prefeito, também foram apresentados o secretário de obras, Ruzol Gonçalves, e seus dois filhos, Renato e Rafael Gonçalves. A Polícia também confirmou que o ex-secretário de saúde Jeferson Mácula não estava entre os envolvidos presos, ao contrário do que havia sido divulgado durante a manhã.
Durante uma coletiva de imprensa realizada durante a tarde, o procurador Nelson Medrado afirmou que a quadrilha criminosa estava envolvida em fraudes na emissão de notas fiscais e licitações, e que realizava assassinatos de envolvidos em delitos na cidade, como furtos e roubos. Segundo o MPE, pelo menos 13 homicídios estariam diretamente ligados ao prefeito.
Ainda segundo o promotor, o clima na cidade era de pavor entre a população, que vivia temendo represálias do prefeito. Testemunhas já prestaram depoimentos contando casos de ameaças que sofreram pela quadrilha. O MPE ainda solicita que outras testemunhas procurem o órgão para prestar depoimento.  O prefeito Ailson nega as acusações e afirma estar sendo vítima de perseguição política.
(Cássia Medeiros/RBA TV)