quinta-feira, 8 de março de 2012

Estelionatários dão golpe em Empresário Uruaraense


Um Empresário Uruaraense que não quer que seu nome seja divulgado teve um prejuízo financeiro. Segundo relatos do mesmo há uns dias atrás passou em seu comercio um casal de vendedor. Diante de muita negociação o empresário comprou alguns produtos dos mesmos onde o pagamento foi em Cheque. Depois do prazo vencido, o empresário teve uma grande supresa ao tirar um estrato de sua canta bancaria, onde o cheque avia sido descontado. A vitima disse que o valor do cheque negociado era de apenas R$ 350,00 e o Valor pago pela agencia bancaria era de R$ 3050,00 praticamente 10x o valor da compra. Muito revoltado a vitima procurou a sua agencia bancaria onde foi solicitado uma copia do cheque e foi comprovado a adulteração.
-Os estelionatários se especializam cada vez mais nas técnicas para mudar os valores escritos nas folhas. As fraudes vão da simples rasura à utilização de produtos químicos. De acordo com a polícia, os fraudadores retiram a parte de cima da folha do cheque nos campos em que são preenchidos os valores. Depois, usando uma película de outra folha nova, colocam outro valor e colam no mesmo lugar. Os golpistas ainda colocam o documento nominal e acabam descontando o valor numa agência usando cédula de identidade falsa.
Para conseguir o cheque, os fraudadores chegam a alguma loja do comércio e pedem para descontar o cheque de um determinado cliente. Com o dinheiro em mãos, pedem o cheque de volta e pagam a conta à vista, para em seguida, usar na falsificação. Por isso, a polícia orienta que a melhor maneira de dificultar a ação desses golpistas é não emitir valores baixos, não deixar nenhum espaço em branco, escrever ou grafar números o mais próximo possível, cruzar em cima da assinatura e repassar sempre nominal.Cheques, principalmente pré-datados, são alvos fáceis de estelionatários que, com alguma técnica mudam seu valor. Os golpes variam desde a adulteração grosseira, na qual 8 reais podem virar 800, até a utilização de produtos químicos que "lavam" o valor escrito, canetas que apagam com borracha, montagem e colagem de folhas e clonagem de talão.