sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Polícia Federal receberá reforço de outros estados

Todo o efetivo da Polícia Federal (PF) estará de plantão neste domingo para combater possíveis irregularidades eleitorais no domingo. No primeiro turno, 57 pessoas foram conduzidas à PF em todo o Pará. Dessas, 16 foram presas. Os motivos principais para as autuações foram boca de urna, compra de voto e transporte de eleitores.
Flávio Diniz, coordenador de operações da PF nas eleições, explica que as ocorrências deverão ser encaminhadas para a sede, localizada na avenida Almirante Barroso, exceto as ocorridas no interior do Estado. No total, 300 policiais estarão envolvidos na ação, que contará ainda com o apoio de aproximadamente 30 agentes da PF de outros estados. “Estaremos com equipes de plantão em alguns locais específicos, como Central de Atendimento ao Eleitor, do Tribunal Regional Eleitoral; na sede do TRE; e no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Além disso, algumas viaturas estarão circulando pela cidade”.

Para ele, esta foi uma das eleições mais tranquilas. No último pleito municipal, 25 casos foram repassados para a PF, enquanto que no primeiro turno do pleito de 2010, somente sete foram encaminhados. A redução é atribuída à conscientização da população e, também, ao aumento nas fiscalizações. Ele alerta que muitas pessoas ainda acreditam que a propaganda só não é permitida quando se está a uma distância de 100 metros do local de votação. Essa legislação, no entanto, foi modificada e, no dia das eleições, nenhuma propaganda é autorizada. “Qualquer coisa que signifique propaganda de algum candidato está sujeita a prisões”.
A PF estará presente em municípios como Castanhal, Tailândia, Paragominas, Capanema, Abaetetuba, Santarém, Monte Alegre, Óbidos, Marabá, Redenção, Conceição do Araguaia, Altamira e Uruará. “Estaremos nas cidades onde, historicamente, há maior ocorrência de irregularidades. De qualquer forma, as Polícias Civil e Militar também estarão atuando na fiscalização”. (Diário do Pará)