segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Polícia Civil desmonta bando responsável por roubos, tráfico de drogas e mortes em Anapu

Policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sob comando dos delegados Luís Xavier e Davi Nóbrega, prenderam na zona rural do município de Anapu, região sudoeste do Pará, a 165 km de Altamira, três homens e duas mulheres. Eles são acusados de envolvimento em assaltos, aluguel de armas para práticas de crimes, tráfico de drogas, roubos a bancos e homicídios na região. Em poder dos presos, a equipe policial apreendeu duas espingardas de calibres 26 e 20; diversos cartuchos de calibre 12; produtos eletrônicos, como data-show, notebook, televisor e balança digital; uma motosserra; dinheiro; entre outros objetos.

Também foram encontradas fotos em que os presos fazem poses com armas de fogo, além de um caminhão e motos. Ao todo, 25 policiais civis da DRCO e do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), da Polícia Civil, participaram da operação iniciada na segunda-feira passada. As prisões começaram a ser feitas na quarta-feira. Os presos foram transferidos para a capital paraense nesta sexta-feira.
Eles foram identificados como Josiel de Oliveira Barros, de 21 anos, “Dorico”; Elias Jacob Mendes de 44, maranhense; Valmir Batista da Silva, 25, de apelido “Cabeludo”; Rita Filomena Teixeira, 39, de apelido “Rita Preta”, maranhense, e Raquel Nestor Silva, 24, maranhense. Os irmãos Antônio Marcos Laurentino Gomes, conhecido por “Marquinho”, e Donizete Laurentino Gomes, de apelido “Zete”, estão foragidos. Antônio Marcos é apontado como líder do bando. Eles foram encontrados em uma barraca situada no travessão Gosipel, na vila Mucura, a 9 quilômetros da sede de Anapu. Raquel Silva é esposa de Antonio Marcos. Ela atuava no recebimento de drogas e distribuição dos entorpecentes. A outra presa – Rita – é dona de dois prostíbulos, em Anapu, onde agia como traficante de drogas. Josiel já esteve preso em Parauapebas, em 2007, por roubo, tráfico de drogas e formação de quadrilha.
Ele estava foragido desde essa época. Josiel alegou aos policiais que Antonio Marcos também é foragido da Justiça pelos mesmos crimes. Ele disse ainda que vivia na zona rural de Anapu há oito meses. Segundo ele, Antonio Marcos empregava o dinheiro adquirido nos assaltos e tráfico de drogas com compras de terras.
 Após a compra, ele chegava a retirar madeiras do terreno e a vendê-las para serrarias de Anapu. Ainda, conforme o acusado, Antonio Marcos seria dono de 50 cabeças de gado na região. Elias Mendes é acusado de alugar armas para assaltantes que agem na região e também de praticar roubos. O bando também costumava expulsar donos de terrenos das propriedades.
Em uma dessas ações, ocorrida na vila Sumaré, Antonio Marcos teria contratado seis homens para ir até uma propriedade rural na área e expulsar dali os proprietários para tomar conta dos locais. O delegado Xavier explicou que, com a prisão dos integrantes do bando, a população chegar a comemorar com fogos de artifício. A Câmara de Vereadores de Anapu realizou uma sessão ontem para prestar homenagens aos policiais civis pela operação. Agora, conforme o delegado Xavier, é questão de tempo prender os demais membros do grupo criminoso. Todos estão com mandado de prisão decretados pela Justiça. Eles foram indiciados, inicialmente, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para fins de tráfico, formação de quadrilha, e porte e posse ilegal de armas de fogo.

DRCO e Blog da Karina