quinta-feira, 15 de outubro de 2009

População de Pacajá ganha nova delegacia da Polícia Civil

A Polícia Civil inaugurou na manhã desta quarta-feira (14), em Pacajá, sudeste do Estado, a nova delegacia do município. Totalmente construído, o prédio da unidade policial possui área carcerária com quatro celas: uma geral, uma para presas e duas destinadas a adolescentes infratores. A Polícia Civil forneceu também uma nova viatura, modelo L200, para atender as demandas de ocorrências na cidade.

A inauguração contou com as presenças da delegada Joseane Falcão, que representou a Delegacia-Geral; do prefeito municipal padre Edmir José da Silva; do presidente da Câmara de Vereadores de Pacajá; do comandante da Polícia Militar, sargento Benchimol, além de vereadores e secretários municipais. O município conta com cerca de 42 mil habitantes.

A nova delegacia é vinculada à Superintendência Regional da Polícia Civil do Sudeste Paraense, com sede em Marabá. Para o delegado Neldo Sena Ribeiro, diretor da delegacia de Pacajá, com a nova unidade policial os policiais civis terão melhor infraestrutura para desenvolver um trabalho mais eficiente e eficaz, bem como, a população terá mais qualidade no atendimento.

A nova delegacia dispõe também de salas para delegados, escrivães, de investigação e de reconhecimento. A equipe lotada na unidade é formada por um delegado e quatro investigadores.

A entrega das novas instalações da delegacia é parte do plano de reforma e reconstrução de dezenas de unidades que se encontravam sucateadas nos últimos anos. Em 2008, o governo do Pará promoveu a reforma e reconstrução de 44 delegacias em todo Estado. As delegacias foram recuperadas e ampliadas, pois apresentavam condições precárias de estrutura física tanto para atender a população quanto de instalações para os servidores.

A nova unidade recebeu novos equipamentos de informática e móveis. De acordo com o delegado Miguel Cunha, diretor de Polícia do Interior, a nova delegacia apresenta as mesmas estruturas fisicas das demais unidades policiais entregues pelo governo Ana Júlia Carepa.

Ele ressalta que outras delegacias que passaram por reformas ou foram construídos já estão prontas para serem entregues à população, entre as quais, a de Garrafão do Norte e Ulianópolis, no nordeste do Pará; São Sebastião da Boa Vista, no Marajó; Breu Branco e Cumaru do Norte, sudeste paraense, e Xinguara, no sul do Pará.

Estão em andamento as obras de construção de novas delegacias, como as de Viseu, Tomé-Açu, Porto de Moz, Cachoeira do Arari, Abaetetuba e Igarapé-Miri. No início do atual governo, dezoito municípios não tinham delegacia de Polícia Civil.

Com as obras, atualmente, o número caiu para apenas seis cidades do interior do Estado sem delegacia. Esses municípios serão cobertos com novas unidades policiais até o final do próximo ano, atingindo, assim, a meta do governo do Estado de 100% de cobertura da Polícia Civil no Estado.