segunda-feira, 24 de agosto de 2020

OPERAÇÃO VERDE BRASIL 2

Uruará (PA) – No contexto da Operação Verde Brasil 2, encerrou no dia 21 de agosto de 2020, a Operação Cachoeira. A ação ocorreu no período compreendido entre 17 de junho e 21 de agosto de 2020, sendo realizadas diversas ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionadas ao desmatamento ilegal e ao manejo ilegal de madeira nas serrarias do município de Uruará-PA. As ações foram executadas em cooperação e coordenação entre o 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Durante a Operação, foram apreendidos mais de 810 m³ de madeira, 311 maquinários e 10 veículos utilizados no processamento e transporte ilegal da madeira. Também foram realizadas 4 prisões em flagrante delito, 30 inspeções de serrarias e efetuadas 73 multas, contabilizando mais de R$ 63.440.000,00.
Na oportunidade, também foram realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO), como a distribuição de 60 cestas básicas para famílias carentes da região e ações de higienização em locais de grande circulação. Além disso, o Exército Brasileiro está realizando apoio médico ao Hospital Municipal de Uruará.