quinta-feira, 7 de março de 2019

Estradas intrafegáveis dificulta escoamento da produção Uruaraense e agricultores bancam recuperação das vicinais onde o poder publico não da suporte.

O período chuvoso na Amazônia é sinônimo de preocupação para produtores de municípios localizados às margens da rodovia BR-230 (Transamazônica), em razão das péssimas condições de trafegabilidade. Dentro do município de Uruará, as estradas vicinais não oferecem boas condições, onde algumas vicinais ficam intrafegáveis no período chuvoso e muitos produtores se veem obrigados a bancar do próprio bolso os serviços para garantir o escoamento da produção. 
No município de Uruará, a situação e desastrosa, e falta de compromissos com os agricultores, do
poder publico deixa os Uruaraenses revoltados, e quem precisa levar a sua produção para grandes centros e até para fora do país, como Elcy Gutzeit, conhecida como rainha do Cacau, que é considerada a maior produtora desse fruto do município, não pode ficar contando só com a boa vontade da gestão municipal. Muitas vezes, precisa investir recursos na recuperação de ramais.
Com a recente visita do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas à região, Elcy está na expectativa de que pelo menos a BR-163 seja concluída até o final deste ano.
Na propriedade de Elcy, a fazenda Panorama, a produção dos mais de 200 mil pés de cacau é vendida para a Olam International (Cingapura), Barry Callebaut (Suíça) e Cargill (EUA). Está nos planos da empresária expandir a plantação para 1 milhão de pés de cacau nos próximos anos, mas para isso, ela diz que é necessário que os governos municipal, estadual e federal deem condições de escoamento para a produção.
Uma aposta da fazenda para se consolidar no mercado nacional e entrar no mercado internacional é a produção do cacau fino ou cacau gourmet, como também é conhecido. “As expectativas são muito boas e passam pela pavimentação das nossas estradas. Nosso pensamento é incentivar também outros produtores para sermos referência na produção do cacau fino da Amazônia”, pontuou Elcy.
Dificuldades
A produção hoje comandada por Elcy Gutzeit, começou na década de 70, por iniciativa de seu pai Hervino Gutzeit, que veio do estado do Espírito Santo. Naquela época, a vida na Amazônia era ainda mais difícil que nos dias atuais, muitas populações viviam no isolamento por falta de estradas. Apesar das dificuldades, a família Gutzeit se instalou no quilômetro 140 da rodovia Transamazônica, onde fundou a Fazenda Panorama.
Segundo Elcy, no início da produção, sua família recebeu apoio da Ceplac (Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira), com a distribuição de mudas de cacau. “Com estradas ruins, dificuldade de comunicação e poucos investimentos do governo na Amazônia, minha família teve que desbravar essa região. A vantagem é que aqui o solo é fértil e as condições climáticas favorecem a produção. Além disso, não temos por aqui pragas como a vassoura de bruxa que é um pesadelo para os cacauicultores do sudeste do país”, contou.
Não se engane quem pensa que para obter sucesso na lavoura de cacau é só plantar e esperar a colheita. Elcy destaca como indispensável a elaboração de um planejamento extremamente bem articulado, que considere as questões climáticas da região, pois a agricultura vai depender muito das variações do clima. Primeiro é feito o plantio de bananeiras que vão dar sombra para as mudas, assim a árvore adulta irá vingar.
Segundo Elcy, na sua fazenda, os pés de cacau começam a dar frutos entre dois anos e meio a três anos. Mas, com a técnica de enxertia, a expectativa é ter genes que podem chegar a produzir a partir de um ano e meio. Em geral, a colheita da safra se dá entre maio e junho.