quarta-feira, 4 de abril de 2018

Operação “New Lessons” prende pessoas ligadas à fraudes em licitações na cidade de Vitória do Xingu

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional(GSI) e a Promotoria de Justiça de Altamira, cumpriram 4 mandados judiciais de prisão em Belém-PA e 1 em Vitória do Xingu-PA, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Altamira, atendendo à pedido da Promotoria de Justiça de Altamira, responsável pelas investigações, no bojo da operação “New Lessons” que apura fraudes à licitações no Município de Vitória do Xingu-PA.

Foram presos em Belém: Alberto Pereira de Souza Junior, empresário, sua esposa Angélica Laucilena Mota Lima, advogada, Washington Luiz Dias Lima, empresário, e Raimundo Nonato da Silva Pereira, radialista, e em Vitória do Xingu, Joel Shigueru Yamanaca, Secretário Municipal de Administração, estando foragidos até o presente momento, Murilo Ferreira de Sousa, Vice-Prefeito de Vitória do Xingu e ex-secretário de Educação do Município e Marcelo dos Santos Marreiros, ex-pregoeiro da Prefeitura Municipal de Vitória do Xingu-PA. Em relação a Nilton do Socorro Martins Marques Filho, presidente da Comissão de Licitação de Vitória do Xingu, foi decretada a medida cautelar de suspensão do exercício de suas funções.

Segundo as investigações, os acusados formaram uma associação criminosa com a finalidade de praticarem fraudes à licitações em face da Prefeitura Municipal de Vitória do Xingu, por meio da empresa BR7 Editora e Ensino Ltda, de propriedade de Alberto Pereira de Souza Júnior e Angélica Laucilena Mota Lima, na execução de contratos em licitações.
Conforme inicialmente apurado pelo Ministério Público, o prejuízo à Prefeitura de Vitória do Xingu, alcança mais de R$ 5.600.000,00 (cinco milhões e seiscentos mil reais), em valores atualizados.
As ações de cumprimento das medidas judiciais ocorreram nas residências dos acusados e na Rádio Mix FM, no início da manhã desta quarta-feira (4). Os presos foram encaminhados ao CPC Renato Chaves, onde foram realizados exames de corpo de delito, sendo em seguida apresentados à Susipe.
Participaram da operação, os Promotores de Justiça Milton Luis Lobo de Menezes, Coordenador do GSI, José Augusto Nogueira Sarmento, Coordenador do Gaeco, Domingos Sávio Alves de Campos, Membro do CAOPP, Daniel Braga Bona, Thiago Ribeiro Sanandres, Elem Talita Lira Fontes Bedin e Vanessa Galvão Herculano, Promotores de Justiça do Polo Altamira.
ASCOM - MPPA