sexta-feira, 9 de junho de 2017

1º SEMESTRE DO GOVERNO URUARAENSE – VISÃO GERAL

Antes de começar a analisar o 1º Semestre do atual governo, quero dizer as pessoas que não são de Uruará que o nosso município é uma grande potência agrícola e comercial, com grandes perspectivas de crescimento e um povo aguerrido e trabalhador, o que irei falar compete apenas aos poderes executivo e legislativo do município.
PROMESSAS DE CAMPANHA – UMA FARSA?
As promessas de campanha ainda estão na memória recente de muitos Uruaraenses, principalmente as que tratavam de transparência da coisa pública, melhores condições de emprego e salário, infraestrutura e participação popular. Houve sim uma auditoria interna da prefeitura, uma grande faixa foi colocada bem na entrada do prédio exibindo em letras garrafais o tão aclamado processo. No entanto, o que mais se aguardava era uma audiência pública onde seria divulgado e esclarecido a verdadeira situação fiscal da prefeitura. E isso não aconteceu, se tinha sujeira ou não, foi varrido para debaixo do tapete. 
Uruará dispõe de um número invejável de profissionais formados na área da educação, o que não explica o número de denúncias de populares sobre professores sem qualificação dando aula. A valorização do professor, tão pregada nos palanques, não se concretizou no exercício do mandato. Valeu mais o apadrinhamento político, em detrimento da qualificação profissional para educar os filhos de Uruará. Essa atitude politiqueira pode prejudicar muito o município a médio e longo prazo, pois acaba desestimulando a busca por qualificação, além de fazer com que profissionais abandonem o município em busca de valorização profissional.
Em campanha falou-se em destacar uma equipe apenas para tratar da urbanização do município, inclusive foi prometido que a cada fim de mês um pedaço de rua bloqueteada seria entregue para a população (tem vídeo no Facebook sobre isso), no entanto o que vemos é apenas tapa-buracos e uma previsão de começar a bloquetear algumas ruas em breve. Os tapa-buracos tem causado uma certa divisão na opinião pública, alguns serviços mal feitos tem trazido diversos transtornos a populares. Falta de planejamento ou incompetência? Talvez um pouco dos dois. Vale fazer uma pausa agora e salientar que os funcionários nada tem a ver com isso, sendo culpado apenas aqueles que comandam as obras. 
Após um contrato milionário com uma empresa fornecedora de máquinas e equipamentos para coleta de lixo, esperava-se que os serviços fossem melhorar, no entanto caíram significativamente. Não há dia certo para a coleta, pode ocorrer em qualquer dia da semana e em qualquer horário, além de que há algumas ruas onde demora até duas semanas para passar o caminhão de lixo. Até nos serviços essenciais observa-se a falta de organização.
PARTICIPAÇÃO POPULAR?
O famigerado slogan “Novo Para Governar Com o Povo” foi só mais uma das ideias abandonadas após as eleições. Agora o lema é “Nossa Terra, Nosso Futuro”, ou seja, não é mais do povo, é deles. Terra deles, Futuro deles. O uso dos pronomes possessivos “nossa” e “nosso”, evidencia que mais uma vez tivemos a prefeitura tomada de refém e o povo está à mercê do que o governo, arbitrariamente, decidir. Consulta popular? Nem se ouve falar tais palavras.
COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA
Comenta-se que a prefeitura é tão transparente quanto a noite... Comentários populares à parte, tudo é mesmo feito no escuro. Quem quiser saber algo sobre os contratos da prefeitura precisa se dedicar muito para conseguir algumas informações nos complicados sites de transparência do governo federal. No entanto, alguns conseguem e se assustam com dezenas de contratos milionários que foram firmados para o ano de 2017. É evidente, ao olhar esses contratos, que dinheiro não é uma preocupação para o governo. 
A comunicação, é uma problemática à parte. Não é falta de profissionais, pois há dois jornalistas experientes e competentes lá dentro. O que falta é direção e estrutura. Os profissionais que lá estão, são apenas subaproveitados e não conseguem desempenhar o papel deles com excelência devido a inserção de pessoas de fora do ramo lá dentro, o infame apadrinhamento político mais uma vez. Isso faz com que os serviços não fluam a contento e o resultado final é muito ruim. Há inúmeros casos onde o prefeito, aparentemente, ignora sua equipe de comunicação e ele mesmo grava vídeos com seu celular (com qualidade pífia) e posta nas redes sociais. Uma verdadeira lambança.
VEREADORES
Uma decepção amarga. É assim que podemos definir o atual time de legisladores do município. Criou-se uma grande expectativa em relação aos novos vereadores. Eram 8. Eram, porque já não são mais. Faltou personalidade, conhecimento e vontade de criar uma identidade própria. Na ausência de uma definição sobre qual caminho eles queriam trilhar, acabaram por repetir as mesmas atitudes dos colegas “velhos”. Acomodaram-se no brilho das selfies com máquinas ao fundo chafurdando na lama. Tornaram-se 13 velhos. Com atitudes velhas e com o maior índice de reclamação que já vi para um primeiro semestre de governo. Nem no governo passado os vereadores ficaram tão mal falados quanto os de agora. Reflexo amargo da postura que tomaram. Ninguém fiscaliza as contas públicas ou os contratos da prefeitura, apenas querem tirar uma selfie onde há uma máquina tapando buraco. Tive o cuidado de olhar no perfil de cada vereador e não vi em nenhum deles a formação em Engenharia Civil, logo não vejo neles competência para “fiscalizar” os trabalhos das recuperações de ruas e estradas vicinais. A população já colocou a todos numa só panela. Talvez há tempo de um ou outro sair, mas a água já está fervendo.
O QUE ESPERAR DISSO TUDO?
O povo de Uruará é forte e já passou por muitos desafios, mas já está cansado de tantos desmandos e farras com a coisa pública. Com o estranho silêncio dos sindicatos, resta ao povo a missão de denunciar e se manifestar contra aquilo que não visa o bem comum. As redes sociais tem sido um instrumento de manifestação da insatisfação popular que está numa crescente. Espera-se que pelo menos 3 vereadores despertem desse sono profundo e comecem a olhar o povo como o objetivo dos seus trabalhos. A figura do vice-prefeito tem se destacado positivamente entre a população, até mais que o próprio prefeito, e isso pode ser um fator importante para mudanças na condução do município. Mais firmeza e responsabilidade cairiam bem para ajustar o caminho do governo rumo ao que todos desejamos: dias melhores.
- Marcos Coelho
Consultor Político e Especialista em Marketing Político