terça-feira, 28 de maio de 2013

Deputado Feral Claudio Puty e cassa pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, acaba de cassar, na sessão de hoje (28/05), o diploma de deputado federal Cláudio Puty (PT). A decisão foi por 4 (quatro) votos pela cassação e 1 (um) contra, tendo a dra. Eva como relatora. As acusações são de abuso de poder, conduta vedada e compra de voto. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Cassação do Dep. Federal Cláudio Puty surpreende e preocupa PT do Pará.
Segundo o Jornalista Carlos Mendes, em sua página de Facebook. O deputado federal Cláudio Puty (PT) estava por volta dás 15h desta terça-feira 28/05 reunido com seu advogado, Carlos Botelho, para articular o recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que, por 4 votos a 1, cassou o mandato dele em julgamento realizado na manhã desta terça-feira. Puty, que está em Belém, esteve no TRE e saiu de lá abatido. A decisão dos juízes também pegou de surpresa a direção estadual do PT, que ainda avalia as consequências da cassação.
Puty tem tido uma atuação destacada em Brasília, e é apontado dentro da DS, a Democracia Socialista, corrente ideológica abrigada no PT e a qual pertence a ex-governadora Ana Júlia Carepa, como eventual candidato ao governo pelo partido em 2014. Ele foi cassado por abuso de poder, conduta vedada a agente público e compra de votos, segundo os termos da denúncia protocolada no final de 2011 pelo procurador eleitoral Daniel Avelino Azeredo. O recurso contra a decisão só poderá ser apresentado depois da publicação do acórdão. Feito isso, Puty poderá ingressar com embargo de declaração. Se esse embargo não for acolhido, o deputado recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para derrubar a decisão do TRE, reavendo o mandato..