terça-feira, 7 de maio de 2013

Cresce o número de abusos sexuais contra crianças e adolescentes em Medicilândia Pará

O conselho tutelar de Medicilândia tem registrado um alto índice de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
A terra do cacau, passa por momentos difíceis, depois de uma catástrofe causada pelas chuvas semana passada, são dezenas de comunidades isoladas, produção comprometida, estradas e pontes destruídas e o preço das amêndoas de cacau desvalorizado. Enquanto isso na sede de Medicilândia o conselho tutelar anuncia os péssimos resultados de um levantamento em números.
De 2007 á 2012 o número de abusos sexuais contra crianças e adolescentes cresceu consideravelmente.  Em 2007 foram apenas 20 casos de abuso atendido pelos conselheiros Em 2008-o atendimento deste tipo de caso subiu sete pontos (27 casos) Em 2009-47 em 2010,.... 69.....no ano seguinte (2011) teve uma queda nas ocorrências, foram 65. Já em 2012 os registros de abusos sexuais, mais que dobraram foram 128 casos atendidos, registrados e denunciados no conselho tutelar da cidade.
A coordenadora do conselho, Iracema Carneiro de Abreu, se demonstra preocupada com os números. Para tentar reduzir os abusos sexuais, os conselheiros tutelares estão firmando parcerias, com a polícia militar, civil e Ministério Público. Outra preocupação do conselho tutelar é com o envolvimento de adolescentes na criminalidade, uso de entorpecentes e acesso livre, direto, ás pornografias. A desobediência ao estatuto da criança e adolescente ECA, por parte de proprietários de boates e bares em Medicilândia se torna uma constante. O empresários permitem que adolescentes frequ
entem e permaneçam em horários diversificados nas boates e ainda comercializam bebidas alcoólicas aos adolescentes o que se torna uma afronta á justiça.
A conselheira Elzenir Taborda Machado faz um apelo aos pais que também podem contribuir com o trabalho do conselho tutelar, pois a entidade enfrenta dificuldades, para cumprir seu papel.
Uma programação que visa chamar atenção dos brasileiros ao combate ao abuso e a exploração sexual de adolescentes será realizada no dia 18 de maio em todas as cidades do país. Por: Sidalécio Souza (jornalista DRT1732/PA)