sexta-feira, 22 de março de 2013

NOTA À IMPRENSA: Desocupada área do Sítio Pimental

A reunião entre lideranças indígenas, ribeirinhos, colonos, órgãos do Governo Federal e diretores da Norte Energia na noite desta quinta-feira, 21/03, resultou na liberação do sítio Pimental, da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará. A condição para a saída dos manifestantes foi o esclarecimento de algumas questões relacionadas aos agricultores e a revisão dos prazos das ações relacionadas a índios e ribeirinhos. Em relação aos colonos, os órgãos do Governo Federal em Altamira (PA) deram os esclarecimentos relacionados à remarcação das terras indígenas da Volta Grande do Xingu. A maioria dos colonos que ocuparam Pimental era formada por pessoas que estão em processo de remanejamento da área Paquiçamba. Esse processo é realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Os cerca de 12 indígenas ribeirinhos e das aldeias Muratu e Paquiçamba apresentaram reivindicações que já vem sendo objeto de análise e trabalho por parte da Norte Energia desde o início do ano, quando entrou em ação o Plano Operativo do Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena (PBA-CI).
Diante dos esclarecimentos, a área invadida em Pimental foi totalmente liberada por volta das 20h de hoje, o que possibilitou a retomada dos trabalhos ainda durante o turno da noite. O processo de diálogo estabelecido desde o início dos protestos permitiu uma negociação pacífica e a preservação total do patrimônio pertencente ao Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pelas obras de Belo Monte. 
A reunião em Altamira aconteceu na sede da Casa de Governo e reuniu representantes das aldeias indígenas da Volta Grande do Xingu, colonos, ribeirinhos, membros da Fundação Nacional do Índio, um integrante da Secretaria Geral da Presidência da República em Altamira (PA) e diretores da Norte Energia S/A. Assessoria de Imprensa Norte Energia S/A