quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mudas doadas pela Norte Energia complementam paisagem de Altamira


A orla de Altamira recebeu na manhã desta terça-feira (17/07) dezenove mudas de diferentes espécies amazônicas, doadas pela NorteEnergia S.A., empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte. No evento, também foi confirmada parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat), no trabalho de recomposição de áreas verdes na área urbana. As empresas Leme Engenharia, Biota Consultoria Ambiental, E-labore e STCP Engenharia de Projetos, envolvidas na produção das mudas, participaram da solenidade.  Com a parceria, foram doadas sete mil mudas de açaí, ipê amarelo, cacauí e ipê roxo. Segundo Mônica Mota, que coordena os programas de reflorestamento no município, as mudas serão entregues conforme a necessidade da secretaria e a aplicação de projetos ambientais na região. “Altamira é carente de arborização. Hoje nós temos plantas por toda a cidade, mas quase não existem espécies que protejam o solo e dêem sombra a população”, destacou a engenheira florestal.
O gerente socioambiental da Norte Energia, Antônio Neto, ressaltou a atividade como uma importante ação em favor do meio ambiente urbano. “Nós não escolhemos a data por acaso. O Dia de Proteção às Florestas deve ser visto como o dia em que o município de Altamira iniciou uma nova etapa na recuperação de suas áreas verdes. Essas mudas produzidas pela Norte Energia terão um papel fundamental nesta e em muitas outras atividades”, enfatizou. Uma delas é a recuperação dos igarapés Ambé, Panelas e Altamira, com a plantação de plantas típicas das matas ciliares.
Produzidas na Base de Resgate de Fauna e Flora da Norte Energia, as mudas fazem parte do Plano de Conservação dos Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, no âmbito do Projeto Básico Ambiental (PBA), como ações compensatórias aos impactos das obras de Belo Monte à região. Iniciado em outubrode 2011, o viveiro já produziu mais de quinze mil mudas, sendo que quase seis mil já foram usadas no reflorestamento de áreas antropizadas nas proximidades da obra, dentro dos canteiros da usina, em prédios públicos, como escolas construídas pela Norte Energia, e ainda em projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Altamira.
Os municípios de Brasil Novo e Vitória do Xingu também serão beneficiados com o Plano de Conservação dos Ecossistemas Terrestres e Aquáticos, com a revitalização de suas áreas verdes.
Edvaldo Leite
Assessoria de Imprensa