domingo, 6 de fevereiro de 2011

Municípios terão recursos para investimentos

Os 11 municípios também receberão recursos para fortalecerem as políticas públicas, melhorar os serviços oferecidos à população e investir em projetos de infra-estrutura. O governo aprovou recentemente o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS), com verba já alocada de 500 milhões de reais. Estes recursos estão garantidos pela Norte Energia, como forma de compensação pelos impactos sócio-ambientais causados pela construção de Belo Monte.
A cidade de Altamira, pólo regional vai receber investimentos na ordem de 800 milhões de reais nos próximos 10 anos, para que possa se estruturar para o aumento populacional gerado por estes investimentos. Com cerca de 100 mil habitantes, o município terá ter o dobro do número de habitantes após a construção de Belo Monte e se tornará um grande pólo de desenvolvimento.
Gargalos – Todo este ritmo de crescimento causa também preocupações e alguns gargalos devem ser resolvidos. O ordenamento fundiário é um deles, talvez o de maior urgência. A segurança pública também é uma preocupação. As autoridades temem ainda um colapso na infra-estrutura aeroportuária e demonstram preocupação com a capacitação profissional, necessária para que a população da região possa aproveitar as oportunidades de empregos geradas com todos estes investimentos. No Fort Xingu.