quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PF prende cordenador de campanha e‘futuro secretário’ de Helder Barbalho

No âmbito da Operação Partialis, a mesma que procura o presidente do PROS, a Polícia Federal 
prendeu hoje preventivamente João Salame Neto (PP), apadrinhado da família Barbalho no Pará.
A Justiça Federal decretou a prisão de João Salame Neto, ex-prefeito de Marabá e coordenador de campanha do candidato ao Governo Helder Barbalho (MDB). Ele foi preso às 06h da manhã desta quinta-feira (18), em Brasília, Distrito Federal.
João Salame é alvo da Operação Partialis, que combate desvio de recursos públicos no Pará. Os trabalhos realizados na manhã de hoje pela PF, em conjunto com a Receita Federal, é um desdobramento da Operação Asfixia, onde sete mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Marabá, nas cidades de Marabá, Altamira, e Brasília, sendo quatro mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão.
Salame foi prefeito de Marabá e, no ano passado, assumiu a direção do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, por influência dos Barbalho e em razão de um acordo com o PP, que comanda a pasta.Helder Barbalho, ex-ministro de Michel Temer e candidato ao governo do Pará — ele está no segundo turno contra Márcio Miranda (DEM) –, já havia anunciado João Salame como seu futuro secretário de Saúde, caso eleito.
João Salame é irmão de Beto Salame, deputado federal — também do PP — que não conseguiu se reeleger.