terça-feira, 5 de agosto de 2014

A Presidenta Dilma visitou obras de Belo Monte nesta terça-feira

ALTAMIRA (PA) - A presidente Dilma Rousseff desembarcou, no início da tarde desta terça-feira, no Pará para visitas o projetos de geração de energia elétrica. 
O Presidente do Consórcio Belo Monte e Prefeito de Altamira, Eng. Domingos Juvenil,
recepcionando a Presidente da República Senhora, Dilma Rousseff, na chegada a Altamira.  A Presidenta Dilma vez uma vistoria às obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, hidrelétrica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  A visita às obras de Belo Monte consta como um compromisso de campanha divulgado pelo PT. Já a primeira etapa aparece nos compromisso oficiais de Dilma divulgados pelo Palácio do Planalto. A petista voltará a Brasília no fim da tarde depois de também visitar o município de Almerim  no Para . A construção da hidrelétrica de Belo Monte é um projeto antigo, que se arrastava desde 1975, quando foram feitos os primeiros estudos, mas só ganhou celeridade no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi incluído no Pacote de Aceleração do Crescimento 
(PAC). O leilão de concessão foi feito em abril de 2010, e o projeto assinado em agosto com o consórcio Norte Energia.
A obra, cujo custo se aproxima de R$ 30 bilhões, é cercada de protestos de ribeirinhos e indígenas. Governo e consórcio usam como argumento favorável à construção o desenvolvimento que o empreendimento levará para a região de Altamira, o maio município do país em extensão. As compensações financeiras do projeto são de R$ 88 milhões ao ano. A hidrelétrica, prevista para ser concluída em 2019, deverá gerar no pico 11.233,1 megawatts. O modelo adotado será o fio d'água, que dispensa a necessidade da construção de um grande reservatório de água e minimiza o impacto ambiental. A previsão é que as operações comecem no dia 31 de dezembro de 2014, e a comercialização do serviço, em fevereiro de 2015. Belo Monte será a maior usina hidrelétrica 100% brasileira, e a terceira maior do mundo. A construção deve gerar cerca de 20 mil empregos no pico das obras.