quinta-feira, 27 de junho de 2013

Polícia Federal aumenta efetivo de agentes em busca de Donadon

PF monitora diversos pontos de Brasília; parlamentar não se entregou.
Deputado é condenado por peculato e quadrilha e já esgotou recursos.
A Polícia Federal aumentou nesta quinta-feira (27) o número de agentes em busca do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) para prendê-lo. Ele foi condenado a 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha. A condenação aconteceu em 2010, mas Donadon recorria em liberdade. Nesta quarta (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o último recurso possível e expediu o mandado de prisão, que chegou à PF nesta manhã. A polícia monitora vários pontos da cidade, incluindo estradas, e também pessoas ligadas a Donadon. Se a prisão ocorrer em Brasília, ele será levado para a custódia da Polícia Federal no presídio da Papuda e deverá ficar lá até que a Justiça decida onde ele cumprirá a pena.
A PF também está fazendo buscas em Rondônia, estado de Donadon. Ele é procurado na capital, Porto Velho, e em Vilhena e até a tarde desta quinta, ainda não havia se entregado. Na Câmara dos Deputados, Donadon já enfrenta um processo de cassação de mandato. A Casa fará, nesta sexta (28), uma última tentativa de notificá-lo sobre o processo para que ele possa se defender. O destino de Donadon será definido pelos outros 512 deputados, que votarão se ele deve perder o mandato ou se continuará no cargo.
Segundo entendimento firmado pelo STF no ano passado durante o julgamento do mensalão, quando há condenação com trânsito em julgado (sem possibilidade de mais recursos), o parlamentar perde os direitos políticos e, portanto, deve obrigatoriamente ter o mandato cassado. Maria Angélica Oliveira Do G1