sábado, 22 de setembro de 2012

Preso em flagrante funcionário da Sema por crime de corrupção


Acusado
Policiais civis da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) prenderam em flagrante, por crime de corrupção, o funcionário da Secretaria Estadual de Meio-Ambiente (Sema), Cléber Gomes Vilhena, 38 anos. Ele é acusado de ter pedido R$ 2 mil para agilizar um processo de motorização em área de manejo florestal no município de Jacareacanga, oeste do Pará. A acusação foi feita por um empresário do ramo de agronegócio da região que procurou a Dioe para comunicar que estava sendo pressionado pelo acusado para fazer o pagamento.
O acusado recebeu voz de prisão, após receber o dinheiro, por volta do meio-dia desta sexta-feira, 21, no endereço combinado com a vítima, situado na Travessa Enéas Pinheiro esquina com Avenida João Paulo II, bairro do Marco, em Belém. O delegado Vanildo Costa, titular da Delegacia de Ordem Social (DOS), da DIOE, explicou que o fato chegou ao seu conhecimento depois que a vítima procurou a unidade policial.
Ele conta que procurou a Secretaria, onde deu entrada no processo. Há cerca de uma semana, ele relata ter sido abordado por Cléber que lhe propôs ajuda para agilizar o processo. Para tanto, segundo a vítima, o funcionário lhe pediu R$ 2 mil para liberar o documento de autorização para manejo na área florestal.
Segundo a vítima, como não deu resposta, o acusado passou a lhe telefonar e enviar mensagens via SMS pressionando-o a fazer o pagamento. Assim, o empresário marcou o local para repassar o dinheiro, mas comunicou a DIOE antes. No momento em que a vítima fazia o pagamento, em via pública, policiais civis da DIOE abordaram o acusado, que foi conduzido para a sede da Divisão, para responder ao processo. O trâmite foi acompanhado pela Corregedoria da SEMA.