sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Levantamento da Secretária Municipal de Saúde de Uruará comprava que ouve um aumento de 30% na gravidez precoce entre as jovens de 15 a 19 anos no ano de 2011.

Um levantamento feito pelo sistema de saúde de Uruará mostrou que no ano de 2011 das 888 gestantes inscritas no programa pré-natal, 282 grávidas eram adolescentes, sendo que essa faixa etária é de 10 a 19 anos. A maior incidência de gravidez ficou na faixa etária de 16 e 17 anos, o número de grávidas entre 10 e 14 anos foi relativamente baixo, mas muito significativo de acordo informou a enfermeira Keila Vargas do hospital municipal de Uruará em entrevista ao jornal O Regional desta quinta-feira, 19. Segundo a enfermeira é possível que este número seja ainda maior. “Muitas gestantes, principalmente da zona rural, algumas não vem fazer o pré-natal, apesar de ter melhorado muito o programa nos últimos anos, mas ainda existem aquelas que não querem fazer o pré-natal e acabam tendo o parto na sua residência, por isso o número de adolescentes grávidas pode ser maior”, disse Keila. A variação dos números ficou em 30% de grávidas na idade entre 15 a 19 anos, que é uma equiparidade em relação às grávidas com idades entre 20 e 24 anos, a fase ideal para a mulher engravidar, que foi de 34% e 4% de grávidas com idade entre 10 e 14 anos.
O número de adolescentes que ficaram grávidas em 2011 é para no mínimo acender o sinal de alerta para as famílias, que devem orientar as adolescentes, e também para as adolescentes para terem mais atenção e cuidados preventivos, como o uso de camisinha, essenciais para evitar uma interrupção dessa fase formação tão importante da vida, já que estão começando a vida sexual muito cedo.