Nesta quinta-feira (07) a população Uruaraense realizou uma manifestação
Pacífica em protesto a operação do IBAMA realizada na região. Durante
toda a manhã o clima foi tenso.
Já no início da tarde, agentes da Policia Rodoviária Federal e a Policia Militar se reuniram com os
manifestantes (agricultores, setor florestal, ribeirinhos), juntamente com o prefeito de Uruará, Gilson Brandão e o vereador Matheus Sousa, para as negociações.
manifestantes (agricultores, setor florestal, ribeirinhos), juntamente com o prefeito de Uruará, Gilson Brandão e o vereador Matheus Sousa, para as negociações.
Em acesso a documentação de reivindicação, veja o que ficou definido. O Documento diz:
“Em tempos de pandemia devido ao Novo Corona vírus (COVID-19), pelo qual o mundo todo está passando, o município de Uruará, localizado na BR 230 do Estado Pará, a população residente do município, está sendo agredida pelas ações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.


do IBAMA em uma propriedade particular, atearam fogo em 03(três) caminhões, 1 (uma) carregadeira, 01 (um) trator e em 01 (uma) moto, com a justificativa de que os mesmos estavam em reserva indígena ou área de proteção ambiental, o que não é verdade, conforme fotos com pontos de coordenadas em GPS, as quais seguem em anexo do presente documento.
Depois de todas essas ações arbitrárias, a população se revoltou e estão fazendo uma manifestação pacífica, fechando a rodovia transamazônica na localidade do km 180.

Nesse sentido, os manifestantes solicitam em caráter de urgência, que o GOVERNO FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, INCRA, FUNAI, DIREITOS HUMANOS, entrem em contato com os manifestantes para que possa ouvir seus anseios, já que a mídia está expondo um fato controverso à realidade a qual esses manifestantes estão vivenciando.
Segue anexo, imagens confirmando que a área não é de Proteção Ambiental, conforme tem sido divulgado pela mídia.
Queremos a regularização fundiária!
URUARÁ-PA, 07 de Maio de 2020”, diz o documento assinado pelos manifestantes.
Por: Cirineu Santos
Fotos: Jhonatan Ribeiro, Viomar de Souza e Seven