sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A MULHER NA POLÍTICA URUARAENSE

O papel da mulher na política uruaraense ainda não teve o destaque merecido. Embora tenhamos 13.523 eleitoras, o que corresponde a 47,34% do eleitorado de Uruará, a mulher ainda não se encontra representada no poder público de forma efetiva.
Muito disso se deve ao fato de que líderes partidários procuram mulheres apenas para preencherem a cota feminina dos partidos, não dão a elas o espaço necessário para crescerem e nem o apoio que precisam para desenvolver uma candidatura sólida e expressiva.

A história política recente de Uruará não destaca uma mulher em cargo público que representou de forma satisfatória as cidadãs uruaraenses. Essa falta de representação cria um cenário de exclusão e ao mesmo uma carência por mulheres líderes que falem diretamente para as outras mulheres, apontando as necessidades com a legitimidade que só uma mulher do meio do povo pode conhecer.
Embora as mulheres que ocuparam cargo público nos últimos anos tenham decepcionado em suas atuações, isso não deve intimidar outras mulheres em tentar mudar a realidade que estamos vivendo.
A importância do papel político e social da mulher hoje é crescente, diversas famílias são chefiadas por mulheres e essa realidade requer políticas públicas direcionadas para atender novas demandas. Diversos temas precisam ser abordados, como a saúde voltada para a mulher, creches em tempo integral, ofertas de cursos profissionalizantes para inserir as mulheres no mercado de trabalho, uma delegacia da mulher, e diversos outros temas que precisam ser debatidos.
É hora das mulheres uruaraenses começarem a discutir um maior espaço na política, principalmente ocupando cargos eletivos, tanto para o legislativo, quanto para o executivo.
-Por: Marcos Coelho Consultor Político.