terça-feira, 17 de junho de 2014

PREFEITO EVERTON BANHA SE REÚNE COM EQUIPE DO PRODEPA E FIRMA PARCERIA PARA INSTALAÇÃO DO PROJETO CIDADES DIGITAL

O prefeito Everton Banha reuniu em Belém com o presidente da PRODEPA, Theo Pires e a diretora de projetos especiais, Lela. O objetivo da reunião foi firmar a parceria para instalação do Projeto Cidade Digital em Uruará.
Segundo o prefeito, o PRODEPA ficará com a logística, manutenção e contratação de servidores, atendendo órgãos públicos.
O técnico da prefeitura, Wagney Silva, que também participou da reunião, disse que o projeto para Uruará é trazer uma internet com capacidade para 32 gigabyte. O projeto também proporciona o acesso da comunidade aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios, resultando em desenvolvimento local. Uruará está entre os nove municípios paraenses selecionados para receber o projeto-piloto "Cidades Digitais", do Ministério das Comunicações. A Prodepa trabalhou para que os municípios apresentassem projetos que se adequassem às exigências do edital. Critérios como o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto e densidade domiciliar de acesso à banda larga foram fundamentais para a classificação dos municípios.
Das 192 cidades que participaram da seleção em todo o País, apenas 80 foram consideradas aptas a receber o projeto, conforme avaliação da capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. O Pará ficou em primeiro lugar na região Norte e segundo no Norte-Nordeste, ao lado da Bahia e Paraíba, com nove propostas selecionadas, perdendo apenas para o Ceará, que teve 10 cidades aprovadas.
O prefeito Everton Banha disse que a boa notícia trouxe muita ansiedade diante das novas possibilidades. “A expectativa é a melhor possível. O projeto só vem agregar junto com o Navegapará, possibilitando o acesso à internet a um universo maior de cidadãos. Vai universalizar o acesso a internet”, disse o prefeito Banha.
O Cidades Digitais tem o objetivo de melhorar a gestão pública municipal, resultando em maior acesso das comunidades à internet e aos serviços de governo. Possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população. Proporciona o acesso da comunidade aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, resultando em desenvolvimento local.  POR: ASCOM/PMU