sábado, 11 de dezembro de 2010

Fundação João do Vale tará que apresentar cópia dos cadernos aplicados no concurso publico de Uruará

O Juiz Substituto Jorge Amancio de Oliveira suspendeu a continuidade do concurso público n. 001/10, realizado pela Prefeitura Municipal de Guaraí, cidade a 173 Km de Palmas. O pedido para a suspensão do certame partiu do Promotor de Justiça de Guaraí, Pedro Evandro de Vicente Rufato, que ingressou na Justiça com uma ação cautelar depois de receber denúncias de clonagem de questões no concurso.
O concurso está sendo organizado pela Fundação João do Vale e as provas foram realizadas no dia 10 de outubro. De acordo com o apurado até o momento pela Promotoria de Justiça de Guaraí, há indícios de que 20 das 40 questões formuladas para o cargo de enfermeiro foram aplicadas em outro concurso realizado pela Fundação João do Vale no Estado do Rio Grande do Norte.

Visando esclarecer os fatos, o Ministério Público instaurou um inquérito civil e requisitou à Fundação João do Vale cópia dos cadernos de provas aplicadas nos Municípios de São José do Peixe (PI), Governador Dix-Sept Rosado (RN), Breu Branco (PA), Pacoti (CE), Caxias (MA), Uruará (PA) e Guaraí (TO). A Instituição pediu um prazo de 30 dias para enviar ao MPE os documentos solicitados.

Com a chegada dos documentos, o Ministério Público Estadual (MPE) poderá analisar e apurar as denúncias de clonagem de questões, o que, se comprovado, poderá levar à anulação do certame. Enquanto isso, a Prefeitura Municipal de Guaraí e a Fundação João do Vale estão impedidas de divulgar o resultado, homologar o concurso e nomear os candidatos aprovados. (Com informações do MPE)