domingo, 27 de julho de 2014

Aprovada proposta para expansão da Uepa na região do Xingu e Uruará Também é contemplado

Integrantes do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu) aprovaram no último dia 18, por unanimidade, a proposta unificada de fortalecimento das instituições de ensino superior localizadas no município de Altamira. São elas: as Universidades do Estado do Pará (Uepa), Federal (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).
A aprovação foi durante plenária, realizada em Altamira, para definir as ações estruturantes nos municípios de abrangência da região do Xingu. Aproximadamente 200 pessoas participaram da reunião, entre parlamentares e representantes de movimentos sociais, sindicatos e fundações, na qual foram escolhidos projetos que visam minimizar os impactos da hidrelétrica de Belo Monte. A proposta de fortalecimento das Instituições de Ensino Superior foi uma das cinco aprovadas pela plenária e a única por unanimidade. Desta forma, terá prioridade na execução.
"As instituições agradecem o empenho dos estudantes e da coordenação local da Uepa e, principalmente, da sociedade civil, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura que num esforço conjunto colocaram a educação superior em primeiro lugar, pensando no futuro de seus filhos", afirmou o assessor do Gabinete da Reitoria, Osvando Alves, presente à plenária. Ele explicou também que para contribuir com ações de desenvolvimento da região, neste mês de julho, a Uepa foi nomeada como membro do Comitê Gestor pelo Estado e aguarda a inclusão na recém-criada Câmara Técnica de Educação do PDRS Xingu.
O Plano de Desenvolvimento foi concebido pelo Governo Federal, como forma de mitigar os impactos ambientais, econômicos e sociais na área de entorno da Usina de Belo Monte e será financiado pela Norte Energia S.A. Nos próximos vinte anos estão previstos R$ 500 milhões em investimentos voltados para o desenvolvimento sustentável daquela região.
De acordo com o Projeto de Reestruturação, as instalações físicas do campus da Uepa localizado em Altamira serão ampliadas, novos equipamentos serão adquiridos e novos cursos serão ofertados. A expectativa é que em cinco anos a expansão das ações da Uepa beneficie toda a região do Xingu, composta pelos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
As graduações a serem implantadas formarão profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia de Produção, Tecnologia Industrial – Alimentos, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta de implantação dos cursos está distribuída entre os anos de 2016 a 2019 e foi baseada na demanda percebida nas feiras vocacionais realizadas no município de Altamira.
Se somadas às estimativas de custo das obras, a proposta completa da Uepa representa um investimento em torno de R$ 20 milhões. Na plenária do dia 18 foi aprovada parte desse recurso. A proposta ainda será referendada na reunião do Comitê Gestor do PDRS Xingu, no próximo dia 25 de julho.  Por Ize Sena Universidade do Estado do Pará