quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Aeronave transportava profissionais que realizariam atendimentos a indígenas


Um avião bimotor que ia para a cidade de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, caiu por volta das 11h45 da manhã desta quarta-feira (4). O acidente aconteceu entre Novo Progresso e o município de Itaituba. Cinco pessoas estavam na aeronave, de matrícula PT-WNY, no momento do acidente.
A queda aconteceu a cerca de um quilômetro da aldeia indígena Pacany, em Novo Progresso. Os bombeiros confirmaram também que a aeronave transportava profissionais de saúde que iriam realizar atendimentos no núcleo de Saúde Indígena, em Novo Progresso.
Três índios Kaiapó que estavam em um avião bimotor da empresa Heringer Táxi Aéreo morreram durante a queda da aeronave  o piloto e o co-piloto também morreram.
O chefe do pólo da Casai, o indígena Bepy, informou que o avião caiu momentos após a decolagem. A aeronave teria saído da aldeia Pukanu com destino a Novo Progresso, onde os indígenas receberiam atendimento médico. "Eles [os índios] foram para um atendimento de saúde. Depois da decolagem, o avião caiu com todo mundo. Não houve sobreviventes", disse.
Segundo a Aeronáutica, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoa a área do acidente em busca do avião que caiu e dos corpos das vítimas.
De acordo com a Casai, os corpos do piloto e co-piloto, assim que localizados, devem ser enviados para Brasília e Belo Horizonte. Já os indígenas devem ser levados para as aldeias Pukanu e KBK.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave envolvida no acidente estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.