sábado, 10 de dezembro de 2011

Moto é primeira em acidentes em Uruará


Acidentes e mortes envolvendo motociclistas é um problema presente em todo o País. A estimativa é de mais de 65 mil mortes em acidentes de motocicletas nos últimos 10 anos no Brasil. A quantidade se equivale ao número de americanos mortos da Guerra do Vietnã.  As vítimas se concentram na faixa dos 20 a 29 anos, a maioria homens de baixa renda. Em Uruará, não é diferente e o reflexo é visto no Hospital Municipal onde quase todos os dias há ocorrência de pacientes envolvidos em acidentes de trânsito, sendo 98% deles motociclistas.
O Demutran (Departamento Municipal de Transito) Vem fazendo um trabalho de conscientização no transito de Uruará, lamentavelmente muito dos cidadãos Uruaraense ainda estão descumprindo a lei. Circulam pela cidade sem capacetes e ainda ficam nervosos, quando são abordados pelos agentes do DEMUTRAN.
Só para si ter uma idéia do perigo que e pilotar uma moto sem capacete no ultimo Domingo ocorreu um acidente próximo ao Mercado Municipal, onde a vitima uma garrota de apenas 16 anos esta em coma induzido no Hospital Regional da transamazônica com traumatismo craniano, nesta madrugada oGeison do Som também se acidentou e foi encaminhado para Santarém em estado grave, onde ambos pilotavam sem Capacetes.Isso e visível que devemos usar o Capacete e outros acessórios para nos proteger,pois ao nos acidentar a parte mais pesado do corpo Humano e considerado a cabeça onde a mesma e a Primeira a acerta o chão.
O problema está associado à crescente frota de veículos principalmente de motos devido à maior facilidade de aquisição. Em contrapartida falta fiscalização por parte das instituições competentes e prudência dos condutores.Com relação à frota de Uruará, segundo dados do Detran, dos 5.394 veículos registrados ano passado, a maioria absoluta é do tipo motocicleta e motoneta. Há 4.993 veículos de duas rodas registrados junto ao Detran no município. Há, também, 405 caminhões, 316 caminhonetes, 64 camionetes, entre outros tipos.